terça-feira, 25 de junho de 2013

Oportunismo? De quem?


O Paulo Henrique Amorim já mostrou que FHC, quando lhe interessava, defendeu a ideia de uma Constituinte exclusiva, que agora ataca, porque proposta por Dilma.
A Veja, como você pode ver aí em cima, não achava uma má ideia o que agora chama de oportunismo.
Merval Pereira confessa que a Constituinte exclusiva “sempre pareceu a muitos – a mim inclusive – ser uma saída para a efetivação de uma reforma que, de outra forma, jamais sairá de um Congresso em que o consenso é impossível para atender a todos os interesses instalados”.
Mas desdiz tudo tudo por causa dos “maus exemplos”:” toda essa teoria fica anulada pelas experiências na América Latina, onde vários governos autoritários utilizaram a Constituinte para aumentar o poder do Executivo, como ocorreu na Venezuela de Chávez, na Bolívia de Evo Morales, no Equador de Correa”.
Ou seja, a reforma só é boa se o Governo for de direita.
O resumo da ópera, porém, é que a oposição conservadora não tem a menor ideia do que fazer, senão apostar num impasse no Judiciário.
A questão central é a da soberania popular e essa terá de ser claramente apontada: o povo pode decidir mudar estruturas e regras de sua representação ou é prisioneiro da vontade – ou da não-vontade – de fazê-lo de seus representantes?
Fernando Brito
No Tijolaço

Nenhum comentário: