quarta-feira, 19 de junho de 2013

RIO E SÃO PAULO REVOGAM AUMENTO DE PASSAGENS DOS ÔNIBUS, TRENS, METRÔ E ATÉ DAS BARCAS


Em entrevista coletiva agora a pouco, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin anunciou que os aumentos concedidos para metrô e trens serão revogados, já o prefeito da Capital paulista, Fernando Haddad anunciou a suspensão do aumento dos ônibus, que voltam a custar R$ 3,00. Simultaneamente e num discurso que deixou claro ter  sido fruto de uma conversa prévia entre os governantes, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou que os ônibus no Rio de Janeiro voltam a custar R$ 2,75.

O tesouro, num primeiro momento, deverá bancar os custos dessa redução, até que propostas de desoneração dos transportes e revisão das planilhas de custo sejam revistas.

O governo do Estado do Rio de Janeiro (Sérgio Cabral) também acaba de REDUZIR O PREÇO DOS TRENS E DO METRÔ  e dá mesma forma o preço das BARCAS, que tem a tarifa mais elevada e absurda entre os transportes públicos no Estado do Rio de Janeiro.

Os governantes dão uma demonstração de sensibilidade e responsabilidade diante do momento delicado, principalmente por terem reiterado que estão abertos à negociação com a população através dos canais competentes e de seus representantes.

REVISÃO DE MARGEM DE LUCRO E GARANTIA DE QUALIDADE

Reduzir apenas o preço, ou, retornar ao que era cobrado anteriormente, por si só, não resolve o problema do transporte público. É preciso ir além, revendo planilhas de custos, reduzindo a margem de lucro desses cartéis que controlam os transportes e principalmente cobrar deles investimentos na segurança e conforto do sistema. Os transportes são caros e certamente, sem ter que sacrificar o investimento público em outras prioridades ele pode sim ter seu custo reduzido. Para um primeiro momento, porém, a anunciada redução é uma VITÓRIA DO BOM SENSO, com os governantes colocando acima de diferenças partidárias, os anseios e as solicitações legítimas da população.

O PRÓXIMO PASSO

Os movimentos de reivindicação e protesto, estão agora diante da necessidade de darem eles o passo certo, e aceitarem o aceno das autoridades constituídas. Muitas são as demandas da sociedade brasileira, e, lograr êxito em encontrar solução para elas, passa antes de tudo por saber o momento e a forma, do que cobrar e como cobrar dos governantes.


Nenhum comentário: