terça-feira, 12 de novembro de 2013

MERVAL PEREIRA INVESTE CONTRA JOSÉ SERRA - CHUTANDO O PAU DA BARRACA DIZ QUE ELE É QUEM SOFRE DE BOVARISMO

ERAM AMIGOS...


O jornalista Merval Pereira em sua coluna de O Globo no dia de hoje (12/11) investe contra o pretendente a candidato" pelo PSDB nas eleições presidenciais de 2014, José Serra. Numa análise que se mostra "apaixonada", e deixa escapar o quanto tem de ligação com os tucanos e se incomoda com as 'trapalhadas' que a oposição comete, Merval Pereira se comporta muito mais como um membro partidário do que como jornalista que analisa situação política. Fica evidente que Merval não aceita a postura de José Serra de se manter como opção dos tucanos, se contrapondo a tendência majoritária do PSDB em ter Aécio Neves como o candidato do partido. O artigo de Merval Pereira é ainda, pela sua ligação unha e carne com os tucanos e por ser reconhecido como braço do partido na MÍDIA, um FORTÍSSIMO sinal do tamanho da fragilidade do PSDB, que se encontra dividido. Assim como Aécio ignorou de fato a José Serra em eleições anteriores, Serra dá mostras de que, ele e seu grupo paulista farão o mesmo agora em relação a Aécio. 

Os TUCANOS estão divididos, e MERVAL PEREIRA inconformado com isso. 
REPRODUÇÃO DO ARTIGO
CHOQUE DE REALIDADE
Enviado por Ricardo Noblat - 
12.11.2013
| 8h00m
POLÍTICA
Merval Pereira, O Globo
Na mesma semana em que o PT dá mais uma demonstração de unidade, reelegendo com larga margem o deputado Rui Falcão, candidato de Lula e Dilma, para sua presidência nacional, o PSDB repete comportamento autodestrutivo, exibindo suas divergências ao respeitável público a menos de um ano da eleição presidencial que pode ser a mais difícil para os petistas, mas que os tucanos teimam em facilitar para o adversário.
Não é que os petistas tenham escondido suas divergências, ao contrário. Há muito tempo o governo Dilma não era tão criticado pelas diversas correntes em que se divide o partido.
E houve até mesmo quem defendesse o fim da aliança com o PMDB, o maior trunfo que o governo Dilma tem no momento para tentar a reeleição. Os críticos, no entanto, a partir deste fim de semana, terão que se recolher à sua insignificância, pois a maioria se pronunciou.
O ex-governador José Serra, obcecado com uma candidatura à Presidência da República, que já tentou duas vezes sem sucesso, exibe a frustração pessoal de não poder tentar uma terceira vez, fazendo críticas públicas à legenda que ajudou a fundar.
Todos sabem, até mesmo Serra, que a maioria do PSDB considera que em 2014 a vez é do ex-governador mineiro Aécio Neves. Ao decidir permanecer no PSDB, em vez de se jogar em uma aventureira candidatura à presidência pelo PPS, tudo indicava que o ex-governador aceitara a realidade política que tem pela frente: encerrar sua carreira como deputado federal ou senador, mantendo o prestígio dentro do partido.
Ia tudo dentro do script combinado com as lideranças tucanas, entre elas, a maior de todas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que já lhe dissera em particular o que declarou em recente entrevista: Serra tem que dar um tempo, a vez é de Aécio.
O próprio Aécio saiu em sua defesa, dizendo que ele tem todo o direito de sair pelo país fazendo palestras, e que sua imagem nacional só ajudaria o PSDB.
Mas, na última semana, a receita desandou. Em uma palestra para a juventude do PSDB, Serra simplesmente chutou o pau da barraca. Disse que o PSDB “tem necessidade de ser aceito pelo PT”.
E deu uma explicação psicológica adaptada às circunstâncias: “(...) o problema da Madame Bovary é querer ser aceita pelo outro lado. Ela vai à loucura, quebra a família e trai o marido com Deus e todo mundo para ser aceita. O PSDB tem um pouco do bovarismo”.
Serra tem até certa razão, e basta lembrar que nem ele nem Geraldo Alckmin usaram as conquistas do PSDB para se opor ao PT quando foram candidatos à Presidência, até mesmo escondendo o ex-presidente FH. Alckmin com aquele ridículo colete cheio de logos de empresas estatais é uma imagem inesquecível.
Mas, mesmo se a definição correta de bovarismo fosse a dada, a comparação não ficaria bem para ele. Afinal, quem foi que iniciou a campanha presidencial de 2010 querendo fazer-se passar por amigo de Lula, pensando em receber os votos petistas descontentes com a candidatura de Dilma?
Após usar o nome do ex-presidente em jingle na propaganda eleitoral (“Quando o Lula da Silva sair, é o Zé que eu quero lá”), sua campanha exibiu imagens em que Serra e Lula se abraçam.
Mas bovarismo, no sentido mais amplo que o psicólogo Jules de Gaultier deu em 1892, não é a tentativa de ser aceito pelo outro, ou pelo menos não é só isso. Na verdade, o bovarismo passou a designar fenômeno psíquico produzido pelo choque entre as aspirações de uma pessoa e a realidade que está acima de suas possibilidades.
É justamente o que ocorre hoje com Serra, político de inegáveis qualidades, que tem todo o direito de querer ser presidente, mas não aceita a realidade que o impede de atingir o objetivo.
O psiquiatra Joel Birman identifica na irritabilidade de Serra sintoma desse mal-estar provocado pela impossibilidade de realizar sonho que acalenta desde a juventude.

Um comentário:

ZP disse...

Esse Merval é uma piada!
Imagino qual seria o diagnóstico do psiquiatra Joel Birman (sic!) para o cabotinismo extremado desse "imortal"!!!!
rsrsrsrsrsrs...