sábado, 17 de maio de 2014

"Babaquice" de Lula ou "babaquice" da Folha?


"Discurso do ex-presidente Lula no encontro nacional de blogueiros, em que ele discutiu com profundidade a desconcentração dos meios de comunicação no Brasil, só serviu, na Folha, para que uma declaração fosse pinçada: a de que seria uma "babaquice" querer "chegar de metrô dentro do estádio"; Lula disse ainda que o torcedor nunca teve problema em andar a pé; "Vai a pé, descalço, de bicicleta, de jumento, de qualquer coisa. Mas o que a gente está preocupado é que tem que ter metrô, tem que ir até dentro do estádio? Que babaquice é essa?", questionou; pontos importantes do discurso, como a regulação da mídia, em países como Inglaterra, Espanha, Portugal, França e Itália foram ignorados pelo jornal;  "Estou citando países capitalistas. Não venham dizer que sou esquerdista, nem citei a Venezuela do saudoso presidente Chávez", afirmou; Lei de Meios é necessária?


Brasil 247

Manchete da Folha de S. Paulo deste sábado: "Para Lula, cobrar metrô em estádio é 'babaquice'". O motivo, uma declaração fora de contexto do ex-presidente, quando ele aborda a cobertura dos meios de comunicação sobre a Copa. Nela, Lula diz que os brasileiros nunca tiveram problema para ir a pé aos estádios. "Vai a pé, descalço, de bicicleta, de jumento, de qualquer coisa. Mas o que a gente está preocupado é que tem que ter metrô, tem que ir até dentro do estádio? Que babaquice é essa?".

Ou seja: Lula sugere que os meios tradicionais fecham os olhos para as realizações e olham apenas para o que ainda não foi feito. Será que ele realmente quis dizer que metrô é "babaquice"? Ou reclamou da cobrança por metrô "até dentro do estádio"? Algo que, aliás, nem existe em países desenvolvidos.

O ponto central do discurso de Lula, na verdade, foi a crítica à excessiva concentração da mídia no Brasil e ao fato de esse tema ser tabu no Brasil. "Nos Estados Unidos, há a proibição da chamada propriedade cruzada. 

Em outros países, como Espanha, Portugal, França e Itália há leis que tratam dos meios de comunicação. Não venham dizer que isso é censura, ou que estamos querendo controlar os meios de comunicação. Estou citando países capitalistas. Não venham dizer que sou esquerdista, nem citei a Venezuela do saudoso presidente Chávez", afirmou Lula.

O ex-presidente também lembrou a entrevista que concedeu a um grupo de blogueiros – e foi alvo de uma dura reprimenda do jornal O Globo. "Eu me dou o direito de dar entrevista para quem eu quero, na hora que eu quero", disse o ex-presidente Lula, na manhã desta sexta-feira 16, em palestra no 4º Encontro Nacional dos Blogueiros. Ele explicou que ficou "impressionado com a violência com que a imprensa tratou minha entrevista ao blogueiros, lá no Instituto da Cidadania", afirmou.

Para entender o que Lula realmente disse, assista aqui:

Trecho 1

 
Trecho 2:


Nenhum comentário: