sábado, 2 de agosto de 2014

Jornal do Otávio Frias mostra como apoiar, disfarçadamente, um candidato

A Uol, do grupo do jornal Folha de São Paulo, que ainda não escreveu editorial apoiando o candidato tucano Aécio Neves,  estampou a manchetona na capa: “Venda diária de carros em julho é a pior do ano; queda é de 13,6% frente a 2013
O jornal O Estado de S.Paulo (Estadão) que em 2010 assumiu em seu editorial que apoiava o então candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, saiu com a manchete:“Venda de veículos sobe 11,7% em julho, diz consultoria
Que a Folha faz campanha para Aécio, até o TRE sabe. Tanto é que, em maio desse ano, a Folha de São Paulo foi  condenada pelo TRE/RJ por campanha eleitoral antecipada para Aécio Neves. A Coluna que o tucano mantinha no jornal apresentava compromissos eleitorais do partido para as próximas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) determinou  ao jornal Folha de São Paulo a retirada de uma coluna de Aécio Neves, publicada no dia 26 de maio no site do jornal. De acordo com o juiz Guilherme Pedrosa Lopes, o senador realizou, com o apoio da Folha, campanha eleitoral antecipada.
No texto, intitulado “O fim da miséria”, Aécio, como sempre, fazia críticas ao  governo e apresentava  elogios ao PSDB, deixando claro o intuito eleitoral  da publicação. Aécio era   colunista da Folha desde 2011 e seus textos sempre, eram, e são, carregados de ataques ao PT e ao governo da presidenta Dilma Rousseff.A decisão do Tribunal foi publicada no dia 28 de maio, e o jornal informava  que não retiraria o texto do ar e que ia recorrer da decisão.
Distorções e manipulação
À semelhança do que ocorreu em eleições passadas, a grande imprensa brasileira assume uma postura clara de apoio à candidatura do PSDB à presidência da República.
 Essa preferência partidária manifesta-se por meio da construção de uma agenda e de um imaginário que tem o objetivo de alavancar a campanha do candidato adversário de Dilma.
A imprensa  tem nos vendido diariamente uma imagem negativa do  governo  Dilma. Deixando de publicar assuntos que seriam de grande interesse para a população. Dessa forma os jornais, todos eles, se desvirtuam do verdadeiro objetivo da imprensa que é o de simplesmente informar. Cabe ao leitor a capacidade de interpretar as informações recebidas.

Mas, não  interessa aos donos da comunicação informar ao povo. Acreditam que  povo desinformado é mais fácil de ser manipulado.Pensam que a  informação é um poder que não deve estar em nossas mãos porque pode contrariar vontades “nobres”. 
1 Comentários 

Do Blog Os Amigos do Presidente Lula.

Nenhum comentário: