A Uol, do grupo do jornal Folha de São Paulo, que ainda não escreveu
editorial apoiando o candidato tucano Aécio Neves, estampou a
manchetona na capa: “Venda diária de carros em julho é a pior do ano; queda é de 13,6% frente a 2013”
O jornal O Estado de S.Paulo (Estadão) que em 2010 assumiu em seu editorial que apoiava o então candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, saiu com a manchete:“Venda de veículos sobe 11,7% em julho, diz consultoria”
O jornal O Estado de S.Paulo (Estadão) que em 2010 assumiu em seu editorial que apoiava o então candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, saiu com a manchete:“Venda de veículos sobe 11,7% em julho, diz consultoria”
Que a Folha faz campanha para Aécio, até o TRE sabe. Tanto é que, em maio desse ano, a Folha de São Paulo foi condenada pelo TRE/RJ
por campanha eleitoral antecipada para Aécio Neves. A Coluna que o
tucano mantinha no jornal apresentava compromissos eleitorais do partido
para as próximas eleições
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) determinou ao
jornal Folha de São Paulo a retirada de uma coluna de Aécio Neves,
publicada no dia 26 de maio no site do jornal. De acordo com o juiz
Guilherme Pedrosa Lopes, o senador realizou, com o apoio da Folha,
campanha eleitoral antecipada.
No texto, intitulado “O fim da miséria”, Aécio, como sempre, fazia
críticas ao governo e apresentava elogios ao PSDB, deixando claro o
intuito eleitoral da publicação. Aécio era colunista da Folha desde
2011 e seus textos sempre, eram, e são, carregados de ataques ao PT e ao
governo da presidenta Dilma Rousseff.A decisão do Tribunal foi
publicada no dia 28 de maio, e o jornal informava que não retiraria o
texto do ar e que ia recorrer da decisão.
Distorções e manipulação
À semelhança do que ocorreu em eleições passadas, a grande imprensa
brasileira assume uma postura clara de apoio à candidatura do PSDB à
presidência da República.
Essa preferência partidária manifesta-se por meio da construção de uma
agenda e de um imaginário que tem o objetivo de alavancar a campanha do
candidato adversário de Dilma.
A imprensa tem nos vendido diariamente uma imagem negativa do governo
Dilma. Deixando de publicar assuntos que seriam de grande interesse
para a população. Dessa forma os jornais, todos eles, se desvirtuam do
verdadeiro objetivo da imprensa que é o de simplesmente informar. Cabe
ao leitor a capacidade de interpretar as informações recebidas.
Mas, não interessa aos donos da comunicação informar ao povo. Acreditam que povo desinformado é mais fácil de ser manipulado.Pensam que a informação é um poder que não deve estar em nossas mãos porque pode contrariar vontades “nobres”.
Mas, não interessa aos donos da comunicação informar ao povo. Acreditam que povo desinformado é mais fácil de ser manipulado.Pensam que a informação é um poder que não deve estar em nossas mãos porque pode contrariar vontades “nobres”.
Do Blog Os Amigos do Presidente Lula.
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