sábado, 9 de agosto de 2014

O ano em que o mundo começou a mudar

"Há um ano a hegemonia política e econômica dos EUA parecia consolidada. Um ano depois surge um bloco de forças que aponta para a superação dessa hegemonia. 

Emir Sader, Blog do Emir

Há um ano os EUA estavam prestes a atacar a Siria, capitulo prévio a um ataque ao Irã, cedendo às pressões de Israel. Era apenas um capítulo a mais do cenário instaurado desde o fim da guerra fria, com a predominância inquestionada dos EUA, que militarizara todos os conflitos, do Afeganistão à Líbia, ameaçando estender a lista para a Síria e o Irã.
   
Um ano depois, o quadro internacional mudou radicalmente. Saiu de pauta a possibilidade de bombardeio à Síria, foram iniciadas negociações de paz em relação à Síria e ao Irã, sob protesto isolados de Israel, da Arábia Saudita e do Kuwait. Negociações em que a Rússia é um participante central. Impotente para intervir, os EUA e a UE tiveram que aceitar, pelas vias de fato a decisão da Crimeia à Rússia e tampouco conseguem controlar a rebelião das outras regiões que querem seguir o mesmo caminho.
Há um ano se anunciava a normalização da vida no Afeganistão, no Iraque e na Líbia, com  a retirada das tropas norte-americanas nos dois primeiros e com realização de eleições nos três países. Hoje os três se encontram em avançado processo de desagregação, sem Estado nacional no Iraque e na Líbia, com aumento da violência no Afeganistão. Os EUA voltam a envolver-se mais militarmente no Iraque, com bombardeios, tentando frear a ofensiva dos sunitas radicais sobre Bagdá.

Há um ano o FMI e o  Banco Mundial pareciam ainda reinar soberanos. Um ano depois os Brics fundaram um Banco de Desenvolvimento e criaram um fundo de divisas de apoio a países com dificuldades.

Há um ano as potências ocidentais acreditavam ter a Rússia submetida econômica e politicamente. Hoje a Russia tornou-se um ator fundamental em negociações de paz como nos casos da Síria e do Irã, assim como participante que os EUA necessitam para a retirada de suas tropas do Afeganistão.

Os EUA e a Europa decidiram uma série de sanções econômicas à Russia, mas a resposta desta, com a suspensão das compras de produtos agrícolas deles e sua substituição por países da América Latina deixou as potências ocidentais desconcertadas, revelando toda sua fragilidade. A possibilidade do corte de gás pela Rússia apavora a Europa. Enquanto isso a Rússia e a China assinaram um acordo estratégico de longo alcance, que inclui o fornecimento de gás aos chineses por 30 anos.

Obama tentava aparecer forte o suficiente até um ano atrás, ameaçando resolver as crises com a Síria e o Irã através da força. Hoje  é consensualmente acusado, dentro e fora dos EUA, de ser um presidente impotente de atuar em todas as múltiplas frentes que estão envolvidos e sem capaz de resolver nenhuma delas.

Há um ano a hegemonia política, militar e econômica dos EUA parecia consolidada. Um ano depois surge um bloco de forças que aponta para a superação dessa hegemonia.

Tudo isso – entre outras  coisas – se passou no espaço de um ano, desde agosto de 2013 até agosto deste ano. Um ano em que o mundo, que parecia ter sua correlação de forças congelada, começou a mover-se em outra direção, na direção de um mundo multipolar."
 

Nenhum comentário: