quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Oposição quer investigar fraude em CPI que boicotou


"PSDB e DEM se negaram, em maio, a indicar representantes para preencher três vagas na CPI da Petrobras aberta no Senado; "Não vamos gastar energia com isso", disse líder do DEM, José Agripino Maia (RN); líder do PSDB, Aloysio Nunes (SP), disse que recusa era decisão política; sessões, esvaziadas, não tiveram perguntas da oposição; ontem, porém, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) entrou com ação contra oito políticos governistas e executivos da estatal após denúncia sobre fraude na CPI; hoje, presidente da CPI, Vital do Rego, deu entrada em pedido à PF para investigar se gabarito foi negociado

Brasil 247

O presidente da CPI da Petrobras do Senado, Vital do Rêgo (PMDB-PB), pediu nesta terça-feira 5 uma investigação à Polícia Federal sobre a suspeita de que representantes da Petrobras receberam com antecedência o "gabarito" com perguntas que seriam feitas na comissão de inquérito. "Eu entreguei ofício para o diretor-geral da Polícia Federal pedindo providências. Precisamos saber se a prova (um vídeo que teria sido mostrado à revista Veja) envolve pessoas do Senado. A PF vai analisar o caso", afirmou Vital.

Em abril e maio, em meio a um impasse sobre a criação de duas CPIs da Petrobras no Congresso, os parlamentares da oposição se recusaram a indicar representantes para as três vagas reservadas ao DEM e ao PSDB na comissão formada para investigar a estatal no Senado. Diante do boicote, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), indicou os últimos nomes que faltavam, membros da oposição, para compor o colegiado, e no dia 14 de maio a CPI foi instalada na Casa.

Nenhum comentário: