terça-feira, 25 de junho de 2013

Barbosa sugere que pode apoiar Constituinte


25 de Jun de 2013 | 19:30
Ao deixar claro  que não percebe vontade política no Congresso para fazer reformas políticas nas formas de representação parlamentar, o presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, deixou entrever que pode ser favorável à convocação, por plebiscito, de uma constituinte exclusiva para fazê-la.
“Não se discutem questões de direito de forma dissociadas da realidade. E qual a realidade? É que até hoje não apresentaram nenhum interesse de aprovar as reformas”, disse, afirmando que vê legitimidade em que a proposta possa partir da Presidência da República.
Mesmo evitando falar  diretamente do tema, que vai acabar sendo examinado no STF, Barbosa referiu-se  várias vezes à necessidade da participação popular, para evitar o que disse ser a regra da história: acordos da elite moldando as transformações políticas e sociais.
“O que temos que ter é a consciência clara de que há necessidade no Brasil de incluir o povo nas discussões sobre reformas. O Brasil está cansado de reformas de cúpula.”
Menos um, depois de Luis Roberto Barroso, com quem  poderão contar  os que querem anular a soberania popular e manietar o Governo.
Você pode assistir a entrevista de Barbosa aqui.

Por: Fernando Brito

Nenhum comentário: