Miguel do Rosário, o cafezinho
“O Datafolha divulgou hoje a íntegra de seu relatório sobre o governo Dilma e intenção
de votos em 2014. Como de praxe, eu elogio a iniciativa da instituição de
tornar público, sempre alguns dias após a divulgação dos números , a sequência
completa da pesquisa. O Ibope demora muito tempo para fazer a mesma coisa e o
Vox Populi quase não o faz. Pesquisas eleitorais são um tema sensível numa
democracia, porque influencia fortemente o jogo político e, portanto, é
importante é que as instituições de pesquisa ajam com o máximo de
transparência.
Dou razão às reclamações de que os petistas
não deveriam protestar quando as pesquisas trazem números negativos para o
governo se levam à sério quando os mesmos são bons. Só que acho a crítica
pueril. É como pedir que torcedores do Flamengo apóiem os juízes que marcam
pênalti contra seu time. E também porque o problema central não são os altos e
baixos nas pesquisas e sim a constante insegurança se não há nenhuma mutreta. O
Datafolha pode acertar numa hora e errar outra. As instituições de pesquisa
podem manipular as expectativas e por isso é tão importante que haja
pluralidade, e também elas sofrem com a concentração da mídia, porque esta tem
o poder de prejudicar as empresas de pesquisa que não entrem no joguinho das
famiglias.”
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