segunda-feira, 17 de junho de 2013

São Paulo se prepara para mais uma semana com suspeitas de que voltará o caos. Enquanto PT quer NEGOCIAR, os outros agridem.


Xeque - Marcelo Bancalero

Fora a questão da manipulação do PSOL por trás das manifestações durante o Movimento Passe Livre que aconteceram em diversas cidades, os piores casos sendo em SP,  com o descaso e desgoverno do desgovernador her Geraldo Alckmin...
Existem a questão da legitimidade de quem busca exercer seu direito de cidadão em reivindicar. 
Partindo dai, o companheiro Alexandre Cesar costa Teixeira escreve um excelente artigo, "LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO COM RESPONSABILIDADE POLÍTICA" onde aborda o tema de maneira assertiva e contundente.
E a Nota da Executiva Municipal do PT, através do companheiro Rui Falcão, também de maneira assertiva, esclarece como o PT sempre agiu nesta questão do transporte público, e fala da intenção de que haja uma negociação. 
Atitude bem diferente do governo tucano, que prefere o ônus do caos, desde que o sangue da violência que este não faz nada pra impedir, respingue no PT .
Estamos sabendo que  "alguns" ,ilegítimos deste movimento legítimo, estão preparando para a próxima semana mais caos para SP.
Como disse o companheiro Alexandre; 
"Haddad está de parabéns em convidar o MPL para participar na próxima terça-feira da reunião do Conselho da Cidade.
Assim, todos nós poderemos conhecer que contribuição efetiva tem o MPL para favorecer os mais necessitados por um transporte digno.
Toda e qualquer manifestação pacífica é fundamental para avançarmos em novas conquistas sociais.
No entanto, repudiamos a TRUCULÊNCIA.
O modo petista de administrar sempre foi com muita negociação e jamais apoiaremos a REPRESSÃO."

Isso é excelente mesmo... E o tucano tenta ganhar de Haddad marcando uma reunião  um dia antes.
Leiam os artigos ;

Nota da Executiva Municipal do PT

e
 
LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO COM RESPONSABILIDADE POLÍTICA
por Alexandre Cesar Costa Teixeira (Notas) em Domingo, 16 de Junho de 2013 às 17:32
INOCENTE ÚTIL e a liberdade de manifestação
Comparar períodos históricos é sempre salutar quando se deseja avaliar manifestações políticas.
Fujo de maniqueísmos, pois limitam nossa possibilidade de interpretar os fatos concretos da atualidade.
Tenho comigo uma premissa: qualquer manifestação de massa tem interesses políticos.
Refiro-me a manifestações de massa, quaisquer que sejam seus componentes, estudantes, trabalhadores, aposentados, juventude e etc ...
Minha premissa também contempla um princípio/conceito: a plena liberdade de manifestação, inclusive consagrada que está em nossa Constituição art 5º, V, XVI e XVII.
Também entendo como natural a utilização de quaisquer oportunidades políticas para tentar conquistar corações e mentes.
É dever dos que analisam eventos políticos - como é o caso do MPL (Movimento Passe Livre) - despir-se de paixões ufanistas e/ou utópicas sobe pena de hiper ou sub dimensioná-los.
PAUTA DE REIVINDICAÇÃO
Peça o impossível, questione a própria existência e assim se monta uma pauta de reivindicação aparentemente inegável, porém inexequível.
TENTATIVA E ERRO
Passamos o ano inteiro de 2011 com tentativas frustradas por parte da grande imprensa em fomentar manifestações de combate à corrupção. Foram diversos editoriais, capas coloridas de jornais e revistas e intensos noticiários televisivos insuflando a participação popular, mas que não conseguiram êxito.
NEM TÃO INOCENTE ASSIM
Por não apresentarem lideranças as recentes manifestações acobertam-se com um anonimato perigoso uma vez que qualquer um (pessoa ou grupo) pode se intitular direção das manifestações.
Também pode ocorrer que a manifestação sirva de instrumento político a interesses diversos dos seus.
A liberdade reside no equilíbrio entre o pensamento e a conduta.
Devemos exigir responsabilidade de todo e qualquer movimento. E o MPL tem que demonstrar ter responsabilidade.
SER CONTRA TUDO É NÃO DEFENDER NADA
Vemos a Europa e os Estados Unidos mergulhado em uma crise decorrente de suas políticas neoliberais. Vemos a primavera árabe combatendo ditadores históricos. E aqui em nosso Brasil, nos últimos dez anos, presenciamos a ascensão de enormes contingentes em uma autêntica distribuição de renda que está paulatinamente resgatando a dignidade de nossa gente mais humilde.
BRINCAR DE SER REVOLUCIONÁRIO É DESRESPEITAR NOSSA HISTÓRIA
Enfrentamos nos anos 60 e 70 uma ditadura civil/militar que tanto suor, lágrimas e sangue nos custou. Temos o dever de consciência de exigir responsabilidade dos que hoje estão exercitando a liberdade de manifestação política.
COMPARANDO PERÍODOS HISTÓRICOS
Alguns episódios daqueles tempos sombrios - os anos de chumbo - devem nos servir de ensinamento. Agentes infiltrados atuando como troll’s (para usar um termo dos tempos atuais) desvirtuaram movimentos e causaram sérios danos, inclusive mortes.
Na 2ª Guerra em plena França conhecemos a nefasta conduta dos colaboracionistas e seus argumentos enviesados.
MANIFESTAÇÃO POLÍTICA É COISA SÉRIA
Minha sugestão é no sentido de que estejamos todos nas manifestações agendadas para a semana que se inicia. E com um objetivo específico, separar o joio do trigo, ou seja, identificar quem quer negociar e quem só quer balburdiar.
"Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão, e partidário. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia, não é vida" (Antonio Gramsci)
Alexandre Cesar Costa Teixeira
Junho/2013
MAIS:
Postado há por
 

Nenhum comentário: