sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Pesquisa CNT desnorteia a oposição

Do Blog do Miro - quinta-feira, 7 de novembro de 2013

 


Por Altamiro Borges
Divulgada nesta quinta-feira (7), a nova pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), encomendada ao instituto MDA, deve desnortear ainda mais a oposição - tanto a demotucana como a dissidente, liderada por Eduardo Campos (PSB). Segundo o levantamento, voltou a crescer - mesmo que timidamente - a aprovação do governo Dilma Rousseff, que pulou de 38,1%, em setembro, para 39% agora. Já  o desempenho pessoal da presidenta subiu de 58% para 58,8% de aprovação.

O que chama a atenção da pesquisa, porém, não são os dados positivos do governo. O destaque são as dificuldades dos rivais. Na sondagem espontânea, em que não são citados os nomes dos prováveis candidatos, a presidenta Dilma Rousseff aparece com 18,9% das intenções de voto. Em seguida, surgem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (7,5%), o senador Aécio Neves (6,7%) e a ex-verde Marina Silva (5,6%). O nome de Eduardo Campos simplesmente desaparece!

Já na estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos, a pesquisa indica a vitória já no primeiro turno de Dilma Rousseff. Ela obtém 43,5% das intenções de voto; o cambaleante tucano soma 19,3%; e o governador Eduardo Campos obtém 9,5%. Num segundo cenário apresentado aos entrevistados, Dilma Rousseff tem 40,6%, Marina Silva, 22,6%, e Aécio Neves, 16,5%. A pesquisa confirma que os dois presidenciáveis da  oposição estão em dificuldades - e que mudanças drásticas ainda podem ocorrer nas cabeças destas chapas. Marina e Serra estão na tocaia!

*****

Leia também:

- Serra desistiu? Aécio que se cuide!

- Serra voltou e Aécio sumiu

- Aécio: aflito, "boladasso" e frito

- Marina vai para o banco de reserva?

- PSB retruca Marina: confusão criada
.

Nenhum comentário: