segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Pesquisa Jornal O Povo/Datafolha: Dilma é aprovada por 55% dos eleitores e obtém nota média de 7,2


Pesquisa aponta boa performance da presidente, com especialidade, junto às mulheres cearenses e entre os eleitores com mais de 45 anos.
 O desempenho da presidente Dilma Rousseff (PT) como gestora é avaliado positivamente por 55% dos eleitores cearenses, que definem seu governo como “ótimo” ou “bom”, segundo aponta pesquisa O POVO/Datafolha. Para 33% a gestão dela é considerada regular, enquanto 11% a definiram como “ruim” ou péssima”. O instituto foi a campo entre os dias 11 e 13 de agosto, ouvindo 1.108 pessoas, de 16 anos ou mais, em 41 municípios cearenses.
Dilma obtém nota média de 7,2, com 22% lhe atribuindo nota 10. Entre os que se manifestaram dispostos a votar nela como candidata à reeleição, a petista consegue nota média alta, de 8,3, ao mesmo tempo em que os eleitores que consideram seu governo ruim ou péssimo proporcionam a nota mais baixa: 2,6.
Os eleitores que moram em municípios com até 50 mil habitantes são os que garantem à presidente os índices mais altos de aprovação, chegando a 59%. O índice mais baixo, de 49%, se registra nos municípios com mais de 500 mil habitantes, faixa que no Ceará alcança apenas Fortaleza.
Cruzamento
Entre os eleitores que aprovam o governo Cid Gomes (Pros) a soma de ótimo/bom para a gestão de Dilma Rousseff sobe um pouco mais e chega a 63%. A soma de ruim/péssimo, junto ao mesmo segmento, fica em apenas 8%.
O cruzamento de dados entre as manifestações de votos para a sucessão estadual e a avaliação do governo Dilma leva a um dado interessante. Quem se diz eleitor de Eunício Oliveira, do PMDB e que apoia a petista, soma apenas 50% de aprovação à presidente, contra 63% dos eleitores de Camilo Santana (PT), 62% de quem pretende votar em Eliana Novais (PSB) e 64% dos simpatizantes da candidatura Ailton Lopes (Psol).
Eunício faz campanha ao lado de vários opositores do governo federal, com destaque para o tucano Tasso Jereissati, candidato ao Senado que apoia dentro da aliança que lidera. Apesar disso, o peemedebista diz que sua candidata à Dilma e articula junto ao comando da campanha dela para que não interfira na disputa cearense em favor do seu adversário, apesar dele ser petista.
 METODOLOGIA
A pesquisa O POVO/Datafolha é levantamento estratificado por sexo e idade, com sorteio aleatório entre eleitores do Ceará com 16 anos ou mais. Entre os dias 11 e 13 de agosto foram entrevistados 1108 eleitores em 41 municípios.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem.O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números CE-00013/2014 e BR-00356/2014. Jornal O Povo

Nenhum comentário: