quarta-feira, 5 de junho de 2013

A Sabatina de Barroso

http://www.jornaldelondrina.com.br/midia/tn_620_600_Barroso_250513.jpg 
Luis Roberto Barroso está sendo sabatinado neste momento na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Mais do que ritualismo republicano, a sabatina ao aspirante a ministro trouxe as cores e paixões partidárias à cena da Casa Maior do Legislativo Brasileiro.
As perguntas encaminhadas pelos senadores alinhados ao projeto de poder tucano-democratas e demais partidos adjacentes demonstram com exatidão o descontentamento, mais que isso, a preocupação de que o futuro ministro vote de forma clara, legal e democrática na Ação Penal 470.
Álvaro Dias (PSDB) quis saber sobre posições adotadas pelo futuro ministro em ações que ele atuou como advogado, a exemplo da ação que envolveu um grande debate sobre a gestação de fetos anencéfalos e a questão da extradição de Cesare Battisti. Seria normal não fosse a entonação jocosa do senador tucano, como se estivesse criticando sua postura profissional, como se defender determinada tese pudesse comprometê-lo numa eventual posição de juiz.
Pedro Taques (PDT), que é trabalhista por fora e emplumado por dentro, foi mais além e quis saber com quem o futuro ministro tinha conversado para chegar até o Senado como candidato a ministro do Supremo. A ideia era arrancar de Luis Barroso qualquer expressão, palavra ou gesto, que confirmasse alguma negociação nada republicana por trás dos bastidores políticos de sua escolha.
O interessante é que Luiz Fux falou claramente sobre supostas negociatas pelas quais teria passado para chegar ao Supremo, mas nenhum senador de oposição, incluindo-se neste rol Pedro Taques, levantou a possibilidade de convocá-lo para esclarecer as manobras traiçoeiras que ungiram Fux ministro da mais alta Corte Nacional.
Talvez se Fux tivesse votado a favor dos réus da AP 470, sua convocação fosse inevitável, urgente e exposta à pirotecnia midiática golpista, porém como Fux votou contra os réus em todos os itens julgados, passa-se a mão na cabeça do homem e varre-se para debaixo dos tapetes azuis sua afronta à ética, ao legalismo e republicanismo.
Luis Roberto Barroso, além de ser um jurista da mais alta estirpe, é muito bem humorado e tranquilo em suas convicções. Ao responder sobre a questão das inúmeras emendas constitucionais, disse Barroso: “A Constituição Brasileira pode fazer qualquer coisa, menos trazer a pessoa amada em três dias.”
Lili Abreu
No Justiceira de Esquerda

Nenhum comentário: