sábado, 15 de junho de 2013

Alckmin e Cel.Meira têm muito a se explicar...


Mais uma prova da farsa provocada pela PM ontem: a munição utilizada pela corporação para reprimir a manifestação e intimidar a imprensa.
Na foto, dois exemplos de munição menos que letal antidistúrbio que são compradas pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para a PM. A da esquerda é a antimotim, indicada para distúrbios à curta distância. Ou seja, até 5 metros, ideal para a situação ocorrida lá pelo fato dela apenas servir para provocar barulho e ter índice baixíssimo de letalidade. É muito usual em presídios e confrontos sem espaço de manobra, como estádios de futebol.
A corporação, no entanto, usou a da direita, para disparos a partir de longas distâncias. A menos de 50 metros, tem a mesma energia de uma munição ponto 22 letal para pistola. Em nenhuma foto divulgada ou publicada os policiais estão a mais de 50 metros, além de estarem apontando justamente para regiões vitais. O impacto delas (cabeça, peito e traqueia) pode matar.
Os camaradas do MPL e da imprensa deram sorte de estarem vivos. Só para comparação, o Choque costuma usar essa munição, mas geralmente apontando para as pernas e nádegas, já que a bala perde força em trajetória de descenso. Em linha reta, à curta distância, é mais perigosa que um revólver calibre 32. Mais informações aqui e aqui.
Rafael Ribeiro

Nenhum comentário: