sábado, 15 de junho de 2013

Nota Pública da Juventude do PT - JPT


 
Nota Pública da JPT contra a ação violenta da Polícia Militar de São Paulo nas manifestações contra o aumento das tarifas de transporte público!

Os últimos acontecimentos envolvendo manifestantes e a PM em São Paulo evidencia, mais uma vez, o problema agudo da Segurança Pública no Estado de São Paulo. O uso excessivo, arbitrário e desmotivado de força policial contra manifestações pacíficas em muito se assemelham aos episódios de violência contra jovens da periferia, espancados, presos e mortos sob a justificativa de combate ao Crime. Ontem, a justificativa foi o combate à baderna.

Não é a primeira vez que manifestações de orientação pacífica são reprimidas. A criminalização dos movimentos sociais parece ser prática comum deste governo. Fatos preocupantes marcaram a ação desastrada da PM no último dia 13/06. São alguns deles: foi gravado um PM quebrando o vidro de uma viatura com o seu cassetete; vários manifestantes foram presos ou tomaram de seus pertences garrafas de vinagre, comumente utilizado por manifestantes para conter os efeitos do gás lacrimogênio (produto químico que se discute sua proibição); a prisão de vários jornalistas, entre eles uma repórter do Jornal Folha de São Paulo ferida por uma bala de borracha no olho.

Esses episódios precisam ser investigados com punição rigorosa aos responsáveis, a começar pelo Comandante da Operação da PM no local, além de suspensão imediata de todos os integrantes da tropa de choque que participaram da guerra armada de um lado só.

A sensação que se tem, é que se a PM reprimisse o crime organizado com a mesma veemência que combate manifestação pacífica, não teríamos, por exemplo, o PCC pautando e apavorando o Governo Alckimin e a Polícia Paulista com ataques e ondas de violências permanentes, com noticiários sazonais, mas sempre presentes!

É repulsiva e inaceitável a ação da PM em todas as manifestações pacíficas que ocorrem no Estado de São Paulo, a criminalização dos movimentos sociais levada a efeito pelo Estado nas últimas passeatas que ocorreram na cidade de São Paulo deve ser reconhecida pela sociedade como ato criminoso, passível de sanção de pena a seus agentes.

A Juventude do PT de São Paulo repudia e irá cobrar e acompanhar de perto as ações do poder público no sentido de identificar, punir e coibir ações violentas e truculentas da PM de São Paulo, que remontam ao cerceamento da liberdade de livre manifestação e reunião antes só vivenciado em período de Ditadura Militar.

Pela identificação e punição dos PMs covardes que agiram com violência contra as manifestações pacíficas!

Rogério Cruz
Secretário Estadual da Juventude do PT/SP

Erik Bouzan
Secretário Municipal da Juventude do PT de São Paulo

Nenhum comentário: