terça-feira, 11 de junho de 2013

ROBERTO GURGEL DISPENSA A VICE-PROCURADORA GERAL DA REPÚBLICA - DEBORAH DUPRAT OUSOU DIVERGIR DO SEMI-DEUS

SUPREMO AUTORITARISMO

Sem apresentar justificativa, (embora todos saibam a razão) ou seja, sem o devido respeito a sua vice, e sem o devido respeito a opinião pública, o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel "dispensou" Deborah Duprat, mostrando assim o seu viés autoritário, de quem não admite discordância e divergência. A vice-procuradora se manifestou contrária a ingerência da justiça em decisão do Congresso Nacional, e se manifestou em defesa da democracia e da independência entre os poderes. Gurgel não tolerou ser contrariado. Ainda bem que esse poço de prepotência deixa o cargo em Agosto. 
Gurgel dispensa número 2 da Procuradoria após confronto de ideias
11/06/2013 - 19h49
Justiça
Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil


Brasília – O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, dispensou hoje (11) a subprocuradora Deborah Duprat do cargo de vice-procuradora-geral. A informação foi confirmada no início desta noite pela assessoria da Procuradoria-Geral da República (PGR), que não justificou o ato. Não há previsão de substituto para o cargo.

Na semana passada, enquanto estava em representação oficial na Espanha, Gurgel foi confrontado duas vezes por sua vice. A divergência de opiniões oficiais no Ministério Público é possível porque os procuradores não são obrigados a seguir a posição de seus superiores hierárquicos. Deborah Duprat concorre em lista tríplice à chefia da Procuradoria-Geral da República, que ficará vaga em agosto.
O primeiro embate de ideias ocorreu durante julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), quando Deborah discordou do parecer de Gurgel contra o projeto de lei que limita a criação de partidos. "Se fossem duas partes em conflito entre si, eu me conservaria calada, mas acredito que esse é um importante e perigoso precedente. Eu sei que o doutor Gurgel esteve bastante preocupado a respeito disso, mas me preocupa a preservação do espaço democrático de discussão", disse Deborah.
No dia seguinte, ela se manifestou favoravelmente à proposta que criou mais quatro tribunais federais no país. Gurgel ainda não havia emitido opinião sobre o caso, pois alertava que a questão poderia ser judicializada e não descartava que a iniciativa poderia partir do próprio Ministério Público.
Com a dispensa, Deborah volta a exercer apenas o cargo de subprocuradora-geral. Atualmente, o quadro de subprocuradores-gerais tem 61 integrantes.
Edição: Nádia Franco
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Nenhum comentário: