segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Catalães votam a favor da independência em consulta simbólica

Numa consulta simbólica, mais de 1,6 milhão de pessoas votaram, neste domingo (9), a favor da independência da Catalunha da Espanha.

Resultados preliminares, baseados nos votos de 88% dos colégios eleitorais, mostravam que 81% dos eleitores apoiavam a criação de um Estado independente para a região.

Aproximadamente 2,25 milhões de pessoas participaram da consulta, de 5,4 milhões que estavam aptas a votar. Houve boicote por parte dos eleitores contrários à independência da Catalunha, já que o pleito não foi considerado legal pelas autoridades espanholas.

Após votar, o presidente da Catalunha, Artur Mas, assumiu total responsabilidade pela consulta e pediu para que um plebiscito válido fosse feito em breve "para decidirmos o futuro de nosso país dentro da lei e de forma legal e correta".

O primeiro-ministro Espanhol, Mariano Rajoy, afirmou que a votação "não teria efeito algum".

A Catalunha é uma região espanhola com 7,5 milhões de habitantes e apresenta um histórico de movimentos separatistas.

Votação simbólica

Entidades e partidos independentistas, sob o amparo do Executivo autônomo, foram os responsáveis por organizar a consulta.

As votações simbólicas, chamadas de "processos participativos", haviam sido suspensas pelo Tribunal Constitucional a pedido do governo da Espanha.

A execução da consulta contou com a ajuda 40.930 voluntários — incluídos funcionários e docentes — que se encarregaram de organizar a votação, presidir as mesas e ajudar na apuração, que foi coordenada pelo Executivo catalão (Generalitat).

Segundo a Generalitat, o processo contou com 1.317 colégios eleitorais e 6.695 mesas, nas quais se instalaram milhares de urnas.

O governo catalão também deu a opção de impressão da cédula por meio de uma página na internet.

A consulta ocorreu sem transtornos. Algumas filas puderam ser registradas.

No final de 2012, nas eleições regionais da Catalunha, os partidos separatistas obtiveram 1,8 milhão de votos de um total de 3,7 milhões.

Comparações com a votação atual devem ser feitas com cautela, dada sua natureza informal.

A votação simbólica na Catalunha ocorre pouco tempo após a votação realizada em setembro na Escócia, na qual se rejeitou a separação do Reino Unido. Esse referendo, no entanto, foi autorizado pelo governo central, em Londres.
 


Um comentário:

Alexandre F. disse...

Daqui a pouco a massa não mais cheirosa de São Paulo fará o mesmo. Será o sonho da alta burguesia: pedir passaporte de nordestino, para concessão de visto!