segunda-feira, 14 de julho de 2014

Atenção: Extremista da ultra direita espalha vídeo convocando protesto pós Copa



O direito à livre manifestação é um valor fundamental na democracia. As muitas e diferentes vozes que existem nas ruas e nos espaços públicos precisam ser ouvidas e respeitadas. Outro direito importante é o direito à informação: conhecer a realidade sobre a qual se está manifestando, vacinar-se contra a desinformação e qualquer outro tipo de manipulação de dados.

Está rodando nas redes um vídeo “Convocando Protestos” para logo após a grande final das #CopasdasCopas, postado pelo canal “Mascarado Polêmico”. Acontece que “Mascarado Polêmico” é um ativo militante da extrema direita no Brasil. Integrante de uma rede que tem em  comum “apoiadores” como Jair Bolsonaro, ONG Brazil No Corrupt e Silvio Koerich.

Dos três, é possível que o leitor conheça apenas Jair Bolsonaro, um militar da reserva e político brasileiro com uma extensa lista de polêmicas. Já a ONG Brazil No Corrupt teve seu esquema de atuação revelado no ano passado pela revista "Carta Capital". Segundo a publicação,  a ONG era uma das principais articuladoras da “Operação Sete de Setembro”, um movimento que se aproveitava das legitimas manifestações de junho para confundir a população e fomentar pela internet uma operação contra a presidenta Dilma Rousseff. Recentemente a ONG foi uma das principais articuladoras de uma campanha de baixíssimo nível na internet, alavancando "tuitaços" como #DilmaVocePrecisaTransar e #DilmaVaiTomarNoCu.

No caso de "Silvio Koerich", trata-se de um personagem na internet, mantenedor de um blog cheio de incitação a crimes contra mulheres, crianças, negros e judeus. Tal blog era alimentado por Marcelo Valle Silveira Mello e Emerson Eduardo Rodrigues, presos pela Polícia Federal e acusados pelos crimes de incitação/indução à discriminação ou preconceito de raça, por meio de recursos de comunicação social (Lei 7716/89); incitação à prática de crime (art. 286 do Código Penal) e publicação de fotografia com cena pornográfica envolvendo criança ou adolescente (Lei 8069/90-ECA).

Acontece que, o tal do perfil  Mascarado Polêmico, o primeiro e principal perfil a publicar e viralizar o vídeo "Convocando Protestos pós Copa", tem ligações interessantes com a trindade da extrema direita no Brasil. "O Mascarado Polêmico" é comumente citado com uma grande referência em fóruns que discutem a "masculinidade e a superioridade do homem" e fazem apologia a crimes pela internet. Negros, nordestinos, mulheres, judeus, LGBT'S e outras minorias  (Tá duvidando? Até a Policia Federal já prendeu alguns destes criminosos no Brasil. Dá uma olhadinha aqui também.).


O tal do "Mascarado Polêmico", também não tem lá uma opinião exatamente muito democrática sobre o papel da mulher na sociedade.


Ok, ok. Passamos o período todinho da Copa alertando que havia lobos em pele de cordeiro e que as tais "manifestações apartidárias e independentes" muitas vezes escondem as vinculações  partidárias que existem, escondidas por trás do discurso de neutralidade. O Muda Mais é a favor do direito à livre manifestação. Mas é contra quem engana, quem manipula ou tenta atrair adeptos por meio de mensagens dissimuladas.

No Muda Mais

Nenhum comentário: