segunda-feira, 14 de julho de 2014

BUENOS AIRES / ARGENTINA - REVOLTA E DESTRUIÇÃO APÓS FINAL DA COPA DO MUNDO



Copa: após vandalismo, Buenos Aires amanhece coberta por destroços
Portal Terra
O saldo da noite de violência vivida neste domingo em Buenos Aires é de 55 feridos e cerca de 70 detidos. Mas o tamanho do prejuízo ainda não foi calculado. Diversos bares, restaurantes e lojas das imediações do Obelisco, no centro da capital argentina, foram arrasados por grupos de jovens encapuzados.
Tudo começou por volta das nove e meia da noite, quando um grupo de torcedores embriagados esqueceu o clima de festa, subindo nos semáforos da avenida 9 de Julho e tentando destruir o veículo de uma empresa de comunicação que fazia a cobertura do evento. Assustados, os demais cidadãos que foram até o local, muito deles com a família inteira, para festejar o vice-campeonato, tiveram que fugir buscando abrigo nos hotéis e restaurantes da zona. 
O quebra-quebra durou cerca de três horas, e a polícia metropolitana, a cargo da prefeitura de Buenos Aires, demorou para agir. Segundo informações do órgão, a Policía Metropolitana não pode atuar até receber a ordem da Policía Federal. Do outro lado, a Federal diz não ser um procedimento padrão que a Metropolitana tenha que esperar por sua liberação para interceptar uma situação de violência que ocorra na cidade.
Os incidentes deixaram um cenário de guerra no local, que amanheceu coberto de estilhaços das vitrines quebradas, conteiners queimados, garrafas de bebida alcoólica e muito dos paralelepípedos usados para ferir policiais. Além de sinaleiras totalmente destruídas; uma das imagens divulgadas pelos meios locais mostra um dos vândalos pendurado em um semáforo e logo caindo de cabeça no chão, em cima da multidão.
O Sistema de Atenção Médica de Emergência (SAME) informou que atendeu cerca de 55 feridos. No entanto, o responsável pelo órgão, Alberto Crescenti, informou que as ambulâncias puderam atender somente sete feridos no local porque era quase impossível aceder a essa região.
Apesar dos incidentes da noite deste domingo na região do Obelisco está sendo preparada para receber a seleção argentina que desembarca por volta das 10h30 em Buenos Aires. Um enorme palco está armado, justamente na zona que agora está coberta por destroços, para que os jogadores possam agradecer o apoio dos dos torcedores argentinos. O evento deve ocorrer na tarde desta segunda-feira.

Nenhum comentário: