quinta-feira, 17 de julho de 2014

Dilma e Aécio repetem média de votos das três últimas eleições


Este post foi escrito antes da divulgação de pesquisa Datafolha que foi a Campo nos dias 15 e 16 (clique aqui para ver o formulário apresentado aos entrevistados). A ideia de divulgar as informações abaixo é oferecer elementos para você analisar melhor a pesquisa em tela.
Além de medir a aprovação do governo e de perscrutar a opinião dos brasileiros sobre vários aspectos da Copa do Mundo recém-terminada, o Datafolha avaliou a situação da disputa pela sucessão de Dilma Rousseff.
Independentemente do resultado colhido pelo instituto, vale conferir qual tem sido o desempenho de três tipos de candidatura nas três últimas eleições presidenciais nesta época do ano.
Esses três tipos de candidatura repetem-se desde 2002. O primeiro tipo é a candidatura petista, o segundo a tucana e o terceiro tipo é o da “terceira via”.
Em 2002, a “terceira via” esteve representada pelos candidatos Anthony Garotinho (então no PSB) e Ciro Gomes (então no PPS). Com eles, concorreram Lula (PT) e José Serra (PSDB). Naquela eleição, atuaram os institutos de pesquisa Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi.
Em 2006, a “terceira via” esteve representada por Garotinho (agora no PMDB) e Heloísa Helena (PSOL). Com eles concorreram Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Naquela eleição, atuaram os institutos de pesquisa Datafolha, Ibope e Sensus
Em 2010, a “terceira via” esteve representada por Marina Silva (então no PV). Com ela concorreram Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Naquela eleição, atuaram os institutos Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi.
A pesquisa feita pelo Blog (vide imagem acima) mostra a situação das intenções de voto dos candidatos a presidente em cada uma daquelas três eleições presidenciais à esta altura da disputa (fim de julho/ começo de agosto).
Em que pesem as diferenças de cenário político em cada um daqueles anos, um fato não mudou até antes da divulgação do último Datafolha. As candidaturas tucana e petista estavam na média de 2002, 2006 e 2010. E a “terceira via”, desta vez representada por Eduardo Campos, estava bem abaixo da média.
A média petista para as 3 últimas eleições era de 37,06%, a tucana era de 22,17% e a da “terceira via” era de 19,01%.
No caso da candidatura tucana, a de Aécio Neves – antes da recente pesquisa Datafolha – era a segunda pior da série história de 3 eleições, ganhando das candidaturas de Serra em 2002 e de Alckmin em 2006, mas perdendo para a de Serra em 2010. Seu patamar atual vinha variando entre 20 e 22 por cento.
No caso da candidatura petista, a de Dilma – antes da recente pesquisa Datafolha – estava basicamente igual às de Lula em 2002 e 2006 e à dela mesma em 2010. Seu patamar atual vinha variando entre 36 e 39 por cento.
No caso da candidatura da “terceira via”, a de Eduardo Campos era, de longe, a pior da série histórica das três últimas eleições presidenciais. Seu patamar atual variava entre 8 e 12 por cento.
Como este post foi escrito antes do resultado da última pesquisa Datafolha, tudo isso pode ter mudado. Mas você que estiver lendo isto após a divulgação do resultado seguramente poderá usar os dados aqui expostos para mensurar a tendência da disputa de 2014.

Do Blog da Cidadania.

Nenhum comentário: