Sintoma? Ato falho? Autoparódia? Provocação? Talvez seja tudo isso,
um verdadeiro vídeo “fractal” (figura geométrica similar a um padrão
que se repete em escala maior) feito para promover o Programa de
Trainees 2014 da TV Globo. Certamente, a primeira lição para os trainees
da emissora poderia ser a de analisar esse vídeo performado por
Marcius Melhem e Marcelo Adnet: um general estilizado recruta jovens de
18 anos para o alistamento na “maior emissora de comunicação do...
Brazziilll” (o nome do País em sotaque inglês). Sabendo-se das
polêmicas origens da TV Globo no período da ditadura militar, podemos
encontrar no “teaser” promocional o reflexo da corda bamba em que se
encontra atualmente a TV Globo entre ter que ser politicamente de
oposição e, ao mesmo tempo, aparentar transparência e modernidade.
O “Banco de Talentos”, site de recrutamento onde a TV Globo forma sua
verdadeira reserva de mão de obra cadastrando candidatos a diversos
programas corporativos da emissora, publicou uma página do Programa de Trainee Globo 2014.
Visualmente a página é interessante e até saudosa: lembra os projetos
visuais da extinta MTV Brasil com as fontes de texto irregulares, o
grafismo com ares retro e no destaque Marcelo Adnet em cena do vídeo
promocional do programa.
Se o gigante se conhece pelo dedo, esse vídeo promocional é uma ótima
oportunidade para os jovens candidatos conhecerem o DNA da emissora na
qual pretendem trabalhar. O site possui até uma página intitulada
“Conhecendo a Rede Globo” onde encontramos um daqueles textos com estilo
corporativo eufemístico falando de “missão”, “sonhos” e “líderes”.
Mas é no vídeo promocional que o futuro trainee pode conhecer a
verdadeira Rede Globo, sua origem, história e natureza. De uma forma
irônica, quase como um chiste ou ato falho, a emissora deixa escapar nas
suas metáforas a origem e vocação histórica. O vídeo é um verdadeiro
fractal da TV Globo: figura geométrica não-euclidiana cuja estrutura é
similar a um padrão que se repete em uma escala maior.
O vídeo
O vídeo inicia com um general estilizado feito pelo comediante Marcius
Melhem fazendo uma alusão às antigas propagandas do Exército brasileiro
convocando para o alistamento militar obrigatório: “você que tem 18
anos...” Ao fundo uma enorme bandeira com o logo da TV Globo convertida
numa analogia à bandeira nacional. A composição do general estilizado,
a bandeira ao fundo e a entonação ironicamente lembram o espírito
propagandístico do “Brasil, Ame-o ou Deixe-o” do antigo regime militar
brasileiro (1964-1985).
Para quem conhece a história da emissora, sabe que a Globo cresceu sob o
apoio do regime militar que ela própria não só apoiou como participou
ativamente da desestabilização do governo Goulart (1962-64) que criou
condições políticas para o golpe militar em 1964. Tanto que, no ano
passado, as Organizações Globo não resistiram às crescentes
manifestações (“A verdade é dura, a Globo apoiou a ditadura”) e através
do Jornal O Globo reconheceu 50 anos depois que o apoio ao Golpe foi um erro.
Que as corporações vejam os processos seletivos pela metáfora
militarista do recrutamento isso não é novidade: depois de anos de
discursos humanistas nas organizações sobre “capital humano”, “gestão
holística” etc., as empresas continuam através dessas metáforas
gerenciais militares mostrando que continuam a mesma — hierarquizadas,
verticalizadas e autoritárias. Mas no caso desse vídeo do programa
global de trainees há algo a mais: um ato falho sobre suas origens? Um
provocativo autodistanciamento irônico? Um incontrolável cacoete que
lembraria aquele do Dr. Fantástico do filme de Kubrick cujo braço
direito involuntariamente se levantava para fazer a saudação nazi?
O fato é que assistindo ao vídeo podemos claramente perceber índices e alusões que confirmariam todas essas hipóteses:
Generais, condecorações e Big Brother
(a)
A composição da bandeira nacional/TV Globo, general estilizado em um
púlpito remete iconicamente a todo o imaginário cinematográfico e pop
dos golpes e ditaduras militares nas chamadas “repúblicas de bananas”
da América Latina dos anos 1960-70. Um ato falho revelador das
históricas origens da emissora?
(b) A certa altura o general estilizado de Marcius Melhem fala “venha
fazer parte da maior empresa de comunicação... (pausa dramática) do
Brazilll”, fala o nome do País com um sugestivo sotaque inglês. Nas
controvertidas origens da emissora, discute-se o famoso Caso
Globo/Time-Life, acordo financeiro e tecnológico com o grupo
norte-americano firmado em 1965, à época ilegal pela Constituição
brasileira não permitir a participação estrangeira em uma empresa
nacional de comunicação.
Acima: cena do documentário "Muito Além do Cidadão Kane"; Abaixo: Adnet como trainee condecorado |
(c) Marcelo Adnet sendo condecorado pelo general estilizado. Uma
irresistível alusão icônica a famosa sequência do censurado documentário
inglês Muito Além do Cidadão Kane (Beyond Citizen Kane, 1993)
onde mostra imagens do telejornalismo da emissora mostrando Roberto
Marinho sendo condecorado em uma cerimônia militar para ilustrar a tese
de que a TV Globo crescia fora de qualquer controle público ou político
— veja fotos acima e sobre o documentário clique aqui.
Wilson Ferreira
No GGN
Do Blog CONTEXTO LIVRE.
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