quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A cara nova das favelas do Rio

Concurso do IAB escolhe 40 arquitetos que vão planejar reurbanização de 215 comunidades


ALGUNS DOS conceitos vencedores:

Morar_Carioca_Jacira
o projeto de Jacira Farias, prevê muitos espaços de convivência…


Morar_Carioca_Gilson…ENQUANTO Gilson Santos aposta na integração da malha viária local com o entorno da comunidade…Morar_Carioca_Calafate

… E JOÃO CALAFATE intercala pequenas paradas nas escadarias dos morros

Maria Elisa Alves – O GLOBO

● As favelas que serão beneficiadas pelo projeto Morar Carioca, que pretende urbanizar 215 comunidades, divididas em 40 grupos, até 2020, num investimento de R$ 8 bilhões, terão a “cara” dos escritórios de arquitetura escolhidos anteontem por um concurso promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e pela Secretaria municipal de Habitação.

Os 40 vencedores, dos 86 inscritos, apresentaram ideias e conceitos de como deve ser a urbanização das comunidades. Em comum entre quase todos, estão a necessidade de integrar cada vez mais as favelas à cidade formal, reduzir o adensamento, garantir saneamento básico e áreas de convivência para os moradores. Outras ideias recorrentes foram o plantio de árvores, a construção de ciclovias nas comunidades planas e de teleféricos ou planos inclinados nas que ficam em encostas.

As equipes — que, além de arquitetos, contam com sociólogos, engenheiros e outros profissionais — ainda não sabem em quais locais vão atuar. A decisão deve ser tomada a partir da semana que vem, pela Secretaria de Habitação. A diversidade marcou a escolha dos escritórios escolhidos para elaborar os projetos de urbanização: há desde grupos de jovens até profissionais com a experiência de quem atuou no Programa Favela Bairro.

Cinco arquitetos apresentaram trabalhos mais conceituais e foram os únicos escolhidos por unanimidade. Jacira Farias, por exemplo, propôs diminuir a extensão das quadras
e abrir vias públicas de pedestres e veículos, inclusive algumas exclusivas, além de espaços de convivência. Gilson Santos apostou em largos, praças, áreas para esportes e na integração da malha viária local com o entorno. Fred Paione concebeu uma unidade de moradia a partir de um sistema modular de 2,65 por 2,65 metros, que possibilita diferentes configurações. Para Jonathas Magalhães, o interessante é tratar a favela e seu entorno, inclusive regularizando a questão fundiária.

Para João Calafate, soluções simples, como tornar as escadas das favelas íngremes mais prazerosas, com a inserção de bancos, pequenas paradas com comércio local, são valiosas. Pablo Benetti, que trabalha com ele, enxerga um leque de possibilidades: — As favelas têm que ter toda a diversidade da cidade, com cultura, esporte, lazer. A diversidade estava limitada por causa dos traficantes. Mas, agora, com a pacificação, está sendo aberta uma avenida para nosso trabalho.

Postado por Luis Favre
Comentários
Tags: , , ,

Do Blog do Favre.

Nenhum comentário: