sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dilma será diplomada hoje no TSE

Presidenta eleita deve fechar toda a escolha do primeiro escalão na próxima terça-feira
A presidenta eleita, Dilma Rousseff, será diplomada nesta sexta-feira no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sem ter finalizado o anúncio de parte de seu ministério. A petista esperava confirmar a equipe ministerial até o dia 15 de dezembro, mas impasses com aliados, como o PMDB e o PSB , atrasaram as negociações e 14 cargos ainda estão em aberto. Fontes da transição disseram que Dilma deve fechar todo o ministério na próxima terça-feira. Hoje, Dilma e o vice-presidente eleito, Michel Temer, receberão seus diplomas das mãos do presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, a partir das 17 horas.
A uma plateia de 250 convidados, Dilma fará uma declaração “breve, de agradecimento e em tom oficial”. O caráter de improviso deverá ficar de fora. A cerimônia terá a duração de cerca de uma hora, segundo o TSE. Em seguida à abertura da sessão, Dilma e Michel Temer, vice-presidente eleito, serão chamados ao plenário para acompanhar o Hino Nacional.

Após receberem o diploma, Dilma deverá discursar. Estão previstos apenas uma saudação de Lewandowski e uma breve fala da petista.

Os diplomas de Dilma e Temer foram confeccionados pela Casa da Moeda e seguem o padrão de caligrafia e visual determinado pelo Código Eleitoral, segundo o tribunal.

Para o evento, foram convidadas autoridades, amigos e familiares. Por conta do espaço pequeno, somente 100 pessoas poderão acompanhar a cerimônia do plenário do TSE.

As demais acompanharão a diplomação do auditório do tribunal, localizado no segundo andar do prédio. Além dos ministros de Estado, foram convidados também os 27 governadores eleitos, mas cerca de 10 devem se ausentar porque serão diplomados no mesmo dia. Dilma e Temer puderam convidar 34 pessoas – 17 de cada um.

O presidente do Congresso, José Sarney, e do STF, Cezar Peluso (STF), também deverão comparecer além de lideranças partidárias. Após a diplomação, Lula e a primeira-dama Marisa Letícia organizaram um coquetel para 400 pessoas em homenagem à presidenta eleita no Palácio do Itamaraty. Entre os convidados devem comparecer a mãe da presidenta eleita, dona Dilma Jane e sua tia Arilda, além de amigos e assessores.

Share

Nenhum comentário: