sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Um Computador por Aluno: Projeto do governo federal chega a Uberaba

Quatrocentos e setenta e oito netbooks acabam de chegar à Prefeitura de Uberaba enviados pelo governo federal. Assim, a rede municipal de ensino da cidade está inserida no Projeto Um Computador por Aluno UCA. Estes equipamentos serão distribuídos no ano que vem aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Uberaba.

Duas outras escolas vão ser integradas ao UCA por conta do Município, segundo informa o secretário municipal de Educação, José Vandir de Oliveira. Estas duas escolas serão escolhidas a partir de gincana cuja formatação será conhecida nos próximos dias. No entanto, já está definido que uma será da zona rural e outra uma das 14 mais periféricas do perímetro urbano.

Tanto na Escola Uberaba que passa a funcionar em 2011 em nova estrutura, em imóvel do SESC, na praça Boulanger Pucci, como nas outras duas, equipe do Ministério da Educação e Cultura (MEC) será envida à cidade para a capacitação dos professores. Os nets terão uso didático multidisciplinar e ao final do ano letivo não precisarão ser devolvidos pelos alunos às escolas. Conforme José Vandir, as unidades de ensino participantes do UCA nesta primeira fase serão dotadas de tecnologia wireless (Internet sem fio), já que os mini PCs são dotados desta ferramenta.

José Vandir comenta a inserção de Uberaba no UCA como um passo importante para a educação local. Dizem sempre que a escola é a última instituição a avançar e precisamos mudar este conceito. As novas tecnologias, entre elas a Internet, hoje fazem parte da vida de todos os cidadãos; queiramos ou não é um instrumento do hoje e do futuro, afirmou.

Nenhum comentário: