quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Da mesma 'corrente' de Amorim, Patriota simboliza continuidade

Portal Terra / BBC Brasil

“A escolha de Antônio Patriota para o ministério das Relações Exteriores, confirmada nesta quarta-feira, pela presidente eleita Dilma Rousseff, aponta para a continuidade da política externa adotada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na avaliação de diplomatas ouvidos pela BBC Brasil.

"É claro que poderá haver ajustes, mas ninguém aposta em ruptura com o modelo atual. A perspectiva é de continuidade mesmo", disse um representante do Itamaraty.

A forte aproximação entre Patriota e o atual chanceler, Celso Amorim, é apontada como principal indicador de que não haverá mudanças significativas na estratégia diplomática que vem sendo colocada em prática pelo Itamaraty sob os oito anos de governo Lula.

Em 1993, Patriota passou a atuar ao lado de Amorim na representação brasileira nas ONU - dobradinha que se repetiu em 1999, quando Amorim assumiu o cargo de representante da diplomacia brasileira em Genebra.

Em outubro de 2009, Patriota deixou o cargo de embaixador em Washington para assumir o posto de secretário-geral do Itamaraty, logo abaixo do chanceler.

Entre diplomatas, a avaliação é de que os dois seguem "a mesma corrente" diplomática, com a reforma do Conselho de Segurança da ONU como uma das principais bandeiras. "A reforma do Conselho, a estratégia de aproximação Sul-Sul, também fazem parte da formação do futuro chanceler", diz um diplomata.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Nenhum comentário: