quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Expectativa positiva em relação a futuro governo já supera votação

Caio Junqueira | VALOR

A expectativa positiva sobre o governo da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), supera o percentual de votos obtidos pela petista no segundo turno das eleições, embora esse mesmo otimismo não seja transferido para a composição de seu ministério. Segundo a pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem, 69,2% dos entrevistados consideram que a petista fará um governo ótimo (27,7%) ou bom (41,5%), sendo que 17,6% acham que será regular; 3,7% ruim e 2,7% péssimo. Em 31 de outubro, quando venceu a disputa contra José Serra (PSDB) em segundo turno, seu sufrágio chegou a 56,05% dos votos válidos. Isso quer dizer que também eleitores de Serra têm boas expectativas em relação ao seu governo.

A expectativa positiva sobre o governo Dilma, porém, não é tão favorável quando é feita uma avaliação da composição de seu ministério. As escolhas foram positivas para 45,5 % das pessoas abordadas, sendo que 16,6 % acharam as indicações ótimas e 28,9% boas. Por outro lado, 23,5% consideraram o futuro ministério regular; 3,9% ruim e 3,1% péssimo.

Segundo CNT/Sensus, quase 70% dos brasileiros acreditam que Dilma fará um bom governo

A interferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas indicações foi sentida pela maioria dos brasileiros, segundo a pesquisa, já que 27,5% acreditam que o ministério foi indicado por Lula. Dilma teria interferido em 24,8% dos nomes, segundo os pesquisados; os partidos da sua coligação 18%; e o PT 16,7%. Não souberam ou não quiseram responder essa questão 13,1% dos entrevistados.

O Instituto Sensus fez a pesquisa com 2.000 pessoas em 136 municípios de 24 Estados, entre os dias 23 e 27 de dezembro. A margem de erro é de 2,2%.

O questionário também avaliou outros dois aspectos sobre o atual e o futuro governo, o econômico e o social. Os entrevistados afirmaram que sua expectativa é maior em relação ao desempenho econômico do próximo governo do que na área social. Para 43,7%, a petista vai desenvolver muito a economia, enquanto 43% tem a mesma expectativa sobre a área social. O mesmo ocorre, só que com diferença maior, na avaliação das duas áreas do governo Lula. Para 63,9%, o atual presidente desenvolveu muito a economia. A área social teve a mesma avaliação para 57,8%.

O maior problema para o brasileiro, segundo o levantamento, é a saúde pública (46%), seguido pela educação (19,5%), violência urbana (15,1%), geração de empregos (9,2%) e habitação (3,1%).

A pesquisa mostrou que a expectativa é de que nos próximos seis meses haja melhoras no emprego, saúde, educação e segurança pública. Apenas o item renda mensal se manteve no mesmo patamar da última pesquisa, realizada em maio, quando 59,2% afirmaram que ela melhoraria nos seis meses seguintes. A amostragem apontou ainda que Lula deixa o governo com o maior índice de aprovação de seu governo, com 83,4% avaliando-o como positivo, 13,7% regular e 2,2% negativo.

O recorde se estende também para seu desempenho pessoal, o maior dos oitos anos, com aprovação de 87% dos entrevistados e desaprovação de 10,7%.

Postado por Luis Favre
Comentários
Tags: , ,

Do Blog do Favre.

Nenhum comentário: