quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Construção civil explode. Que horrror !

    Publicado em 08/12/2010

Vai ficar horrível. Que horror !

Veja, amigo navegante, que a Folha tem que colocar um adversativo: está bom, mas vai ficar horrível.

Ah, que tragédia !!!

Saiu na Folha:

Construção crescerá “só” 6% em 2011 e setor fala em esgotamento


DE SÃO PAULO


A indústria da construção civil registrou alta de 11% neste ano, a maior desde 1986, época do Plano Cruzado, considerada “exuberante” pelo próprio setor.


Mas o melhor ano da construção civil na era Lula vai perder fôlego em 2011. O SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil de SP) estima que o PIB da construção crescerá 6%, informa a reportagem de Agnaldo Brito publicada na edição desta quarta-feira da Folha (íntegra disponível para assinante do jornal e do UOL).


“Não se pode dizer que é um crescimento ruim, afinal a base de 2010 é alta. Mas o crescimento volta a um dígito”, diz Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos da Fundação Getulio Vargas.


Mas a preocupação do setor nem é essa. A queda do crescimento também se dará pelo esgotamento da estrutura do país. Faltam mão de obra, terrenos centrais e financiamento de longo prazo para manter o crescimento, avalia o SindusCon. O setor diz que 2011 terá de ser “divisor de águas”.


“Em 2010 põe fim a um ciclo de expansão do setor que usou mais e melhor o que existia. Esse modelo de crescimento lastreado na estrutura atual está no limite”, diz Eduardo Zaidan, diretor de Economia do SindusCon-SP.


Segundo ele, ou o país encontra outro patamar em 2011 ou recua depois.





Artigos Relacionados

Um comentário:

CONSTRUALPHA disse...

Acredito que o crescimento deve ser sempre muito planejado, pois de nada adianta um crescimento de dois dígitos se não existe mão de obra especializada para isso, crescendo em muito os atrasos nas entregas das unidades e normalmente com a qualidade reduzida.