segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mujica chega ao Brasil para homenagear Darcy Ribeiro com Lula

Portal Terra

“O presidente do Uruguai, José Mujica, chegou nesta segunda-feira a Brasília, onde assistirá junto com Luiz Inácio Lula da Silva à inauguração de um memorial em homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro.

Fontes diplomáticas disseram que a agenda da breve visita de Mujica, de caráter privado, inclui só esse ato, que será realizado na Universidade de Brasília (UnB), da qual Darcy Ribeiro foi fundador e o primeiro reitor, entre os anos de 1960 e 1962.

O antropólogo, falecido em 1997, é considerado um dos intelectuais brasileiros mais importantes do século 20 e um dos mais comprometidos com as causas indígenas, a qual dedicou boa parte de sua vida.

Além de seu trabalho intelectual, Ribeiro foi vice-governador do Rio de Janeiro entre 1983 e 1987 e assessor dos governos de Juan Velasco Alvarado, no Peru, e de Salvador Allende, no Chile, durante a época em que esteve no exílio por ser perseguido pelo regime militar que governou o Brasil entre 1964 e 1985.

Viveu ainda no Uruguai, onde criou uma estreita amizade com os antropólogos Renzo Pi e Daniel Vidart, próximos na época ao agora presidente Mujica, quem nesse tempo começava a se aproximar à guerrilha do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros.
Segundo fontes diplomáticas consultadas, o presidente Mujica deve retornar a Montevidéu imediatamente depois da homenagem a Ribeiro.”
Imagem: Darcy Ribeiro

Nenhum comentário: