domingo, 12 de dezembro de 2010

Tarso Genro em entrevista coletiva com blogueiros gaúchos



O governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), a exemplo do presidente Lula, também promoveu uma entrevista coletiva para blogueiros gaúchos, cujos blogs não tem vínculos com a imprensa corporativa. Entre eles, o CloacaNews, o RSUrgente, e vários outros.

Os blogueiros questionaram o futuro governador sobre temas que não estão na pauta diária da imprensa convencional. Entre eles, as políticas públicas do futuro governo, a economia solidária, a relação com os movimentos sociais e com a imprensa alternativa.

Tarso disse que irá tratar o Movimento Sem Terra (MST) com o mesmo respeito que tratará a Farsul, respeitando as manifestações de ambas, mediando conflitos e combatendo ilegalidades. O futuro governador também salientou que irá se empenhar para aproximar o salário dos professores gaúchos ao piso nacional de R$ 1.024,00.

Sobre sua relação com a imprensa, disse que não terá uma visão paternalista com os meios alternativos. “A diferença será na construção de uma política de democratização da comunicação, dividindo os recursos do governo para ambas as mídias”, esclareceu.

O governador respondeu também sobre temas regionais como a pretensão da governadora tucana Yeda Crusius de criar uma lei para produtores de arroz nomearem diretamente o presidente do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA).

O futuro governador diz que é inconstitucional. Por tratar-se uma autarquia as nomeações são da competência do governador, como acontecia até outubro deste ano. O que ocorreu, afirma o governador eleito, “é uma visão totalmente corporativa de uma gestão contraditória, que nunca se preocupou em ouvir os direitos dos diretores de escola de serem escolhidos de forma direta, e agora defende a escolha direta pelo setor arrozeiro”. (Da Sul21)

Nenhum comentário: