segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Salários sobem muito acima da inflação

Conjuntura: Reajustes totais obtidos por sindicatos com data-base no segundo semestre ficaram perto de 10%

Davilym Dourado/Valor
Torres, dos metalúrgicos de SP: “Os reajustes foram melhorando, culminando com este de 2010, o melhor da década”


João Villaverde | VALOR

O aumento da inflação não impediu que os acordos salariais firmados no quarto trimestre atingissem reajustes próximos à casa dos dois dígitos. De setembro a novembro, quando a maior parte dos sindicatos com data-base no segundo semestre negocia salários, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) saltou 1,1 ponto percentual, passando de 4,3% nos 12 meses acumulados até 1º de setembro para 5,4% nos 12 meses acumulados em novembro.

Ainda assim, os 270 mil metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, cuja data-base é em novembro, conquistaram os mesmos 9% que os 102 mil metalúrgicos do ABC atingiram em setembro. O aumento real, no entanto, foi diferente – enquanto no ABC os salários tiveram um salto de 4,7% acima da inflação, em São Paulo e Mogi esse reajuste foi de 3,6%.

Se no primeiro semestre do ano o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) levantou que o equivalente a 87% das categorias obtiveram reajustes salariais acima da inflação – o maior percentual da série histórica do Dieese -, o segundo semestre, avalia José Silvestre, coordenador de relações sindicais do Dieese, “foi, no mínimo, igual”. O Valor levantou dez categorias, em diferentes regiões do país, com data-base no segundo semestre e o “pior” aumento real que encontrou foi de 1,7%.

Para Vanderlei Sartori, diretor da Federação de Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos do Paraná, o período entre julho e dezembro de 2010 pode ser chamado de “o melhor segundo semestre da história”. Os quase 80 mil operários representados pela entidade tiveram um reajuste de 8,7% nos salários, embutindo um aumento de 3,1% acima da inflação.

A euforia do sindicalista paranaense foi dividida por comerciários de São Paulo e Florianópolis, trabalhadores na indústria têxtil de Caxias do Sul (RS) e de Blumenau (SC), garçons e gerentes de restaurantes e hotéis cariocas e eletricitários do Sergipe, que não tiveram reajuste real, mas tiveram sua dívida com o plano de saúde cortada em 42 pontos percentuais por mês e um abono de R$ 1 mil.

Antes deles, no começo do semestre, metalúrgicos de Campinas e São José dos Campos, em São Paulo, e de Curitiba, no Paraná, também conquistaram reajustes recordes, com taxas próximas à casa dos dois dígitos. Situação semelhante à de petroleiros e bancários que, em setembro e outubro, respectivamente, garantiram aumentos salariais de 9% nominais.

“Tivemos ganhos reais acima das nossas demandas mais otimistas”, diz Sartori, para quem as empresas já se dispunham a conceder aumentos reais logo de partida, diferentemente das negociações tradicionais, em que oferecem apenas a reposição da inflação na primeira reunião. “Até nós ficamos surpresos”, diz.

Cerca de 510 mil comerciários paulistas tiveram, neste mês, o maior reajuste salarial da década, depois que os sindicatos dos comerciários de São Paulo (470 mil trabalhadores) e Campinas, Valinhos e região (40 mil comerciários) conquistaram uma alta nominal de 7,5% nos salários.

Os quase 300 mil trabalhadores de indústrias químicas de São Paulo tiveram reajuste real de 2,8%, em acordo fechado no início do mês. Os 50 mil funcionários das mais de 6 mil padarias da Grande São Paulo tiveram, no mês passado, reajuste de 8,7% nos salários, sendo 3,14% acima da inflação. Segundo Francisco Pereira, o Chiquinho, presidente do sindicato, o momento de entusiasmo econômico facilitou nas negociações.

“Quando sentamos para conversar, os patrões sempre surgem com dados negativos, parece que estão falidos”, diz Chiquinho, para quem “dá vontade de tirar as moedas do bolso e dar a eles”. Chiquinho afirma que os sindicatos precisam estar “muito bem informados sobre a economia” para dialogar.

Os reajustes salariais expressivos são resultado de dois fatores combinados – o bom momento vivido pela economia, cujo Produto Interno Bruto (PIB) pode registrar avanço superior a 7,5% pela primeira vez em 24 anos, e a forte geração de empregos – saldo de 2,4 milhões de vagas formais criadas entre janeiro e outubro e queda na taxa de desemprego. Com isso, o trabalhador passa a ser “disputado” pelas empresas. Esse processo, explica Silvestre, do Dieese, dá aos sindicatos maior poder de barganha no momento de negociar acordos mais relevantes – seja nos salários, seja nas condições trabalhistas (cestas básicas, redução de jornada e horas extras).

“Conseguimos, neste ano, realizar pequenas paralisações e greves em grandes empresas, expediente que não realizamos há muito tempo”, afirma Sartori, para quem as greves foram “decisivas” para os reajustes recordes.

“Nos últimos seis anos tivemos reajustes crescentes, culminando com este resultado de 2010, o melhor da década”, diz Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, que garantiu reajuste de 9% para os 270 mil trabalhadores no Estado, cuja data-base ocorre em novembro. “O forte crescimento do país, puxado, neste ano, pela retomada da indústria, que sofreu mais a crise em 2009, ajudou a mobilizar os trabalhadores, que passaram a ter várias empresas oferecendo empregos e aumentos salariais”, afirma o líder sindical. “Vimos placas de ‘precisa-se’ nas portas das fábricas, algo que estava extinto havia 20 anos”, diz Torres.

Mesmo quem não aproveitou a bonança, no segundo semestre, não ficou decepcionado. O Sindicato dos Eletricitários de Sergipe conquistou, com a Energisa, um acordo que apenas repõe a inflação. Mas Sergio Alves, presidente do sindicato, avalia que o acordo foi “dos melhores possíveis”, uma vez que a principal demanda dos cerca de 900 trabalhadores era reduzir o reajuste de 66% que as mensalidades do plano de saúde sofreriam a partir de janeiro. “Rebaixamos para 24%, além de um abono de R$ 1 mil”, diz Alves.

Acordos elevam custo da mão de obra

VALOR | De São Paulo

Os aumentos reais conquistados pelas diferentes categorias de trabalhadores da indústria refletem no custo da folha de pagamento real média por trabalhador do setor. O indicador, pesquisado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dentro da Pesquisa Mensal de Emprego na Indústria, mostrou que em outubro deste ano o salário médio real estava 5,5% maior que o valor pago em outubro do ano passado. Este foi o sexto ano seguido de aumentos reais no salário médio da indústria.

Na série do IBGE, que começa em 2001, o valor real da remuneração dos trabalhadores da indústria caiu nos anos de 2002 e 2003, começando a recuperação em 2004. Desde então – sempre considerando o valor pago nos meses de outubro – o salário real subiu 28,8% acima da inflação no setor de transformação e expressivos 68% na indústria extrativa. Nesse caso, o aumento médio real reflete, também, a composição do emprego no setor, que vem demandando cada vez mais profissionais qualificados.

Este processo, explica José Silvestre, coordenador de relações sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), é impulsionado pelo crescimento da economia. Especialmente, diz Silvestre, “se o crescimento for puxado pelo mercado interno, porque desta forma não é concentrado só na indústria exportadora, mas em todo o conjunto da economia”.

Na década, a economia passou de um crescimento médio de 2,3% entre 2000 e 2003 para 4,7% entre 2004 e 2007, e 4% nos últimos três anos, considerando a alta de 7,5% estimada pelo governo para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2010. Os sindicalistas afirmam que os elevados reajustes, no entanto, ainda são inferiores aos ganhos de produtividade. (JV)

O peso da inflação

Os sindicatos “rivais” dos metalúrgicos do ABC e de São Paulo, ligados, respectivamente, à CUT e à Força Sindical, obtiveram o mesmo reajuste nos salários: 9%. No entanto, o ganho real dos 60 mil metalúrgicos do ABC (sem contar as montadoras) foi de 4,7%, enquanto os 270 mil operários de São Paulo e Mogi das Cruzes embolsaram 3,6% além da inflação. Essa diferença é explicada pelo momento da data-base. Enquanto o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC negocia em setembro, quando a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulava 4,3% nos 12 meses terminados naquele momento, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes fecha seus acordos em novembro, quando os 12 meses acumulados do INPC já registravam 5,4%. O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Têxtil de Caxias têm duas datas-base: em outubro, com INPC a 4,7%, e em novembro, com inflação a 5,4%. Os acordos foram de 7% e 7,7%, respectivamente. Os ganhos reais foram, portanto, iguais para os cerca de seis mil trabalhadores de Caxias do Sul e outros 52 municípios representados pelo sindicato. Segundo Nurimar Vieira Valmini, diretor do sindicato, o “cenário perfeito” seria aquele que combinasse crescimento econômico, que dá poder de barganha aos sindicatos, com inflação baixa, que amplia o ganho real.

Postado por Luis Favre
Comentários
Tags: , , , , , , ,

Do Blog do Favre.

Um comentário:

Narrativa Bíblica Blog disse...

esses aumentos muito acima da inflaçao acabam realimentando a inflação com mais força,os efeitos disso serão cada vez mais percebidos em breve.