segunda-feira, 21 de julho de 2014

Aeroporto complica campanha de Aécio

Do blog de Zé Dirceu:

No fim de semana (domingo), a denúncia da Folha de S.Paulo - exposta hoje por todos os demais jornalões - de que o candidato tucano ao Planalto, senador Aécio Neves (PSDB-MG) construiu quando governador de Minas, com R$ 14 milhões de dinheiro público, um aeroporto em Cláudio (MG), na fazenda de um tio-avô para uso particular de sua família, expõe bem o que é a falácia de seu governo no Estado (2003-2010).

Demonstra muito bem o que é o seu tão famoso choque de gestão que ele tanto explora na campanha como se fosse a 7ª maravilha do mundo quando, na verdade, o choque de gestão só esconde sua política neoliberal. Tão neoliberal que o senador-candidato não conseguiu até hoje – pelo contrário, foge do assunto – explicar as medidas impopulares que prometeu, em almoços e jantares reservados com empresários, implantar no país, caso se elegesse.

O aeroporto na fazenda da família do candidato é um escândalo, caso para a adoção de medidas legais e judiciais (como estuda adotar o comitê da presidenta Dilma Rousseff), quem sabe até de CPI na Assembleia Legislativa de Minas. ´Termina sendo marca maior dos dois governos de Aécio em Minas, do seu jeito de governar, do que o tal choque de gestão.

Construtora do aeroporto contribuiu para campanha de Aécio
Hoje o site Entre Fatos traz uma revelação nova relacionada ao aeroporto: revela que a empresa que venceu a licitação para a obra contribuiu com campanha eleitoral de Aécio Neves. A Vilasa Construtora doou R$ 67 mil quando ele disputou a reeleição de governador em 2006. A informação está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). E, ainda de acordo com o TRE-MG, em 2010, quando o aeroporto foi construído, o sucessor eleito por Aécio, Antonio Anastasia, recebeu R$ 20 mil da empresa para sua campanha.

No caso deste aeroporto, de novo o senador se atrapalha todo nas explicações. Para a reportagem inicial sobre o caso no Folhão – domingo – o senador informou que os critérios adotados para escolher o local do aeroporto foram técnicos e que fez tudo dentro da lei. No próprio domingo voltou a falar sobre o assunto acusando a Folha de perseguição e dizendo que o aeroporto foi construído numa área já vendida pelo tio. Disse não saber porque falam que o terreno é do tio se já não é mais.

Também o comitê de campanha dele emitiu nota oficial ontem a respeito. Mais confunde do que esclarece. A nota afirma que o aeroporto não é mais na fazenda do tio do candidato, porque a área foi desapropriada, tanto que o tio contesta o valor na justiça. Mas, então, foi construído na fazenda, o Estado comprou e tentou pagar a área depois?

Pedido de homologação tardio
A reportagem inicial da Folha de S.Paulo conta que a chave do portão para entrar no aeroporto fica com o tio-avô de Aécio e só a família o usa até agora. A nota do comitê informa que no 1º semestre de 2011 o governo de Minas entrou com o pedido de homologação do aeroporto na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), junto com um pedido de homologação de vários aeroportos construídos num programa do governador Aécio. Aécio deixou de ser governador de Minas há quatro anos e até agora essa homologação não saiu, a chave do aeroporto continua com seu tio?

Ao comentar a construção desse aeroporto na fazenda da família, o colunista Jânio de Freitas, numa nota na coluna dele desse domingo (ontem) se confessa impressionado com o nível de desinformação do candidato em relação a tudo. Particularmente sobre o que fala e faz sobre o Mais Médicos e o Bolsa Família. “Como candidato, nem se deu ao trabalho de informar-se direito, entre outros assuntos maltratados, sobre o Mais Médicos e o Bolsa Família”, diz Jânio. Nós também estamos, tanto que publicamos várias notas no blog na semana passada.
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