sábado, 5 de julho de 2014

DESABAMENTO DO VIADUTO DE GUARARAPES EM BELO HORIZONTE - PREFEITURA DIVIDE RESPONSABILIDADE PELA TRAGÉDIA COM CONSTRUTORA E TÉCNICOS RESPONSÁVEIS POR VISTORIAS.


O Secretário de Obras de Belo Horizonte, José Lauro Nogueira, segundo matéria publicada pelo Jornal O Estado de São Paulo, assumiu a responsabilidade da prefeitura no desabamento do Viaduto de Guararapes, ocorrido na última quinta-feira.

"BELO HORIZONTE - O secretário de Obras da Prefeitura de Belo Horizonte, José Lauro Nogueira, disse, nesta sexta-feira, 4, que a responsabilidade pela queda do viaduto, que deixou duas pessoas mortas 22 feridas, é "solidária". "A responsabilidade é da prefeitura, da construtora e dos técnicos contratados para fazer a vistoria das obras", disse Nogueira."

Segundo Nogueira houve falha na fiscalização e acompanhamento na OBRA que é de responsabilidade da SUDECAP - Prefeitura de Belo Horizonte. Ainda segundo Nogueira, não havia pressa alguma em inaugurar o Viaduto, que não era considerado como uma OBRA para a Copa do Mundo. 

AS CAUSA DO ACIDENTE

Em trinta dias deverá ser liberado um primeiro LAUDO PERICIAL apontando as causas do desabamento do Viaduto. Peritos da Prefeitura, Construtora, IBAPE e CREA, além do Ministério Público vão participar dessa etapa. A Polícia Civil de Minas Gerais já abriu inquérito para apurar responsabilidades.

NOTA DO GOVERNO FEDERAL

O governo Federal distribuiu nota, dizendo que está à disposição do governo da cidade de Belo Horizonte, e que vai apoiar a Prefeitura naquilo que for solicitado. Segundo a Ministra do Planejamento, Míriam Belchior, o governo Federal é responsável pelo financiamento e liberação dos recursos para o empreendimento, e fiscaliza apenas, através de engenheiros da CAIXA ECONÔMICA, o andamento e as medições de etapas concluídas, exclusivamente para liberação de pagamentos e das verbas complementares necessárias. Segundo ainda a ministra, cabe às prefeituras que são as executoras das obras, a tarefa de fiscalizar a segurança do empreendimento.

NOTA DO BLOG

Triste ver que existam pessoas tentando tirar proveito político-eleitoreiro dessa tragédia.

Nenhum comentário: