sexta-feira, 7 de junho de 2013

A Globo, as manifestações contra aumento de tarifas e a Turquia


Manifestações contra o aumento das tarifas de ônibus urbanos tumultuaram o fim da tarde e boa parte da noite em quatro capitais ontem - Rio, São Paulo, Natal e Goiânia. A situação foi pior em São Paulo, onde o protesto era contra reajuste também na tarifa do metrô. Na capital paulista, a manifestação congestionou o trânsito no centro e provocou tumulto. Manifestantes e a polícia entraram em confronto, e avenidas importantes para os deslocamentos na cidade, como a 23 de Maio, 9 de Julho e a Paulista, foram interditadas.
Uma cabine da PM foi incendiada, shoppings, lojas e estações do metrô foram depredados.  Bombas de gás lacrimogêneo foram usadas pela Tropa de Choque da PM para conter os manifestantes na Avenida Paulista. Segundo a polícia 500 manifestantes participaram do protesto na capital paulista. Já o movimento, Passe Livre, organizador do protesto, calcula que eram 3 mil pessoas. Desde domingo passado, a tarifa dos ônibus paulistanos passou de R$ 3 para R$ 3,20, um reajuste de 6,7%.
O protesto foi exaustivamente noticiado pelas emissoras de TV, Rede Globo à frente. Na Globo, aliás, a manifestação ganhou grande destaque no Jornal Nacional, com imagens diretas e várias chamadas. Logo após a noticia da manifestação em São Paulo e em outros Estados, o JN noticiou as manifestações massivas contra o governo do primeiro-ministro Erdogan, da Turquia.

Notícias e notícias... As da Globo e as das outras emissoras
Pode não ter sido essa intenção, mas ficou parecendo uma evidente tentativa grosseira e canhestra de ligar as duas realidades. A Globo sempre manipula situações a seu bel prazer, na certeza da impunidade, da inexistência de marco regulatório que trate do trabalho da mídia no Brasil.>/div>
No caso de ontem ficou um tanto quanto ridículo: em São Paulo houve um protesto contra aumento das tarifas de transportes públicos; na Turquia o país está convulsionado há vários dias por motivos políticos - protestam contra o autoritarismo do governo Erdogan na repressão às pessoas que faziam um protesto pacífico numa praça de Istambul.
Já a pane desta 5ª feira  no metrô paulistano não mereceu uma palavra da Rede Globo. A Linha 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera /Palmeiras-Barra Funda) do Metrô de São Paulo apresentou problemas pela manhã. Resultado: trens lentos, cheios, plataformas lotadas e filas enormes para embarque. Os passageiros reclamaram principalmente de lentidão nos trens levando um tempo muito maior no deslocamento entre cada estação. Alguns chegaram a se queixar que passaram até 30 minutos para ir de uma estação a outra.

Panes no metrô afetam 4 milhões de pessoas e não interessam à Globo
Panes no sistema afetam seus 4 milhões de usuários, mas isso não é notícia na TV Globo. O metrô não informou o motivo da pane e nem sequer confirmou o problema. Quando deu informações minimizou a questão: disse que a única ocorrência registrada na Linha 3-Vermelha pela manhã foi um atraso de três minutos no fechamento das portas de um trem na Estação Brás, às 8h15. Segundo a empresa, que é controlada pelo governo do Estado, provocado pelo excesso de passageiros. Foi o 2º dia consecutivo de pane no metrô paulistano nesta semana.
E o governo tucano do dr. Geraldo Alckmin e seu metrô nem sequer dão satisfações aos passageiros. E a mídia, por sua vez, parece desinteressada sobre o que acontece com os transportes de São Paulo. E o mais grave é que a Globo, ao contrário de sua posição sempre crítica a manifestações violentas ou com choques com a polícia, no caso do JN ontem apenas noticiava e mostrava exaustivamente as cenas de violência e vandalismo dos manifestantes, inclusive contra a PM. Sem nenhuma crítica à manifestação. 

Um comentário:

Curiosidades disse...

ei ajuda a divulga o protesto contra o aumento da tarifa http://www.facebook.com/events/152022624964468/