sexta-feira, 7 de junho de 2013

Baixa da inflação desmoraliza lobby do tomate


Favorecido pela pressão menor dos preços dos alimentos, IPCA perdeu força em maio, quando registrou alta a 0,37%, menor resultado em quase um ano; em 12 meses até maio, o índice acumulou 6,50%, ligeiramente acima dos 6,49% de abril, mas permanecendo dentro da meta da Fazenda, do ministro Guido Mantega; segundo o Banco Central, de Alexandre Tombini, a elevação da Selic vai contribuir para desacelerar a inflação
Rodrigo Viga Gaier e Camila Moreira, Reuters / Brasil 247

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou a alta a 0,37 por cento em maio, menor resultado em quase um ano e mostrando redução do índice de difusão, favorecido pela pressão menor dos preços dos alimentos.

O resultado do mês passado é o menor desde junho de 2012, quando teve variação positiva de 0,08 por cento, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. Em abril, o indicador havia avançado 0,55 por cento. Em 12 meses até maio, o IPCA acumulou no mês passado 6,50 por cento, ligeiramente acima dos 6,49 por cento de abril mas permanecendo dentro da meta do governo, de 4,5 por cento com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Nenhum comentário: