quinta-feira, 27 de junho de 2013

Copa 2014. “No, I’m not going to the world cup” – A desconstrução de uma fraude

“No, I’m not going to the world cup” – A desconstrução de uma fraude
Curso Básico de Jornalismo Manipulativo - Publicado 24/06/2013
A brasileira (?) Carla Dauden teve seus 15 dias de fama virtual graças à realização de um vídeo de boicote à Copa do Mundo do Brasil.
Sabem os profissionais da TV, da Publicidade, do Marketing, das Operações Psicológicas (Psy Ops), entre outros, que uma mensagem aumenta bastante seu potencial de convencimento se ela é transmitida de maneira atraente, por uma pessoa bonita, bem vestida e pertencente à mesma faixa etária do seu público-alvo.
Melhor ainda se essa pessoa tem voz agradável, expressa-se com aparente naturalidade, e parece compartilhar valores com quem pretende convencer. Ajuda bastante quando a mensagem vem de um país tido como mais evoluído porque a aura de superioridade se transfere para o conteúdo da fala.
Vamos ao vídeo.
1. O artifício de afirmação da autoridade de quem emite a mensagem.
Logo no início, Carla afirma: “Um dos motivos que me levou (sic) a fazer esse (sic) vídeo, (sic) é que toda vez que eu falo pra alguém que eu sou do Brasil, alguém do grupo diz que vai pra copa do mundo (sic)”.
Hum… isso é bom. Só que não.
Carla faz cara de zangada, olhando fixamente para o espectador durante alguns segundos, artifício emocional utilizado para estabelecer sua autoridade sobre o restante da mensagem. A intimidação visual é recurso clássico de submissão do adversário, no reino animal. Quando gorilas batem várias vezes no próprio peito, quando cães arreganham os dentes, quando o professor olha fixamente para o aluno, a reação do alvo é instintiva porque entra em jogo o instinto de proteção ou de sobrevivência.

Um comentário:

Rodrigo Andrade disse...

Carla Toledo Dauden sinto-lhe informar mais você é uma POSER!
Porque você esta falando em inglês? Você esta preocupada em passar uma mensagem de menina esperta e consciente para os seus amiguinhos americanos?
Dirija-se ao POVO BRASILEIRO E EM PORTUGUÊS!!
É FÁCIL PROTESTAR AI DOS EUA NEH?
Respeito ser contra a copa, contra os gastos absurdos, mas o lugar de quem quer mudanças é nas ruas, não é no conforto de um país como os Eua.
O que você fez qualquer um faz!!
Quero ver você aqui na rua pintando a cara e marchando nas ruas!!
DETESTO FALSOS ATIVISTAS!!
FORA POLÍTICOS IMUNDOS
FORA COM POSERS QUE USAM A COPA PRA GANHAR NOTORIEDADE NO CURSINHO DE CINEMA!!
VAI PRAS RUAS GRITAR NA LINGUA DO SEU PAÍS!! OU FIQUE AI E TORNE-SE AMERICANA DE VEZ!!