sexta-feira, 7 de junho de 2013

Instituto Tom Jobim disponibiliza acervos digitais de artistas nacionais

Projeto reúne obras do maestro Tom Jobim e também de compositores como Dorival Caymmi e Chico Buarque. O mais recente acervo disponibilizado é o do cantor Milton Nascimento

Por Daniele Silveira

Da Radioagência NP

Criado em 2001, o Instituto Antonio Carlos Jobim desenvolve projetos de catalogação, conservação e disponibilização de acervos digitais de grandes artistas nacionais. O instituto nasceu com a proposta de preservar e tornar pública a obra do maestro Tom Jobim, mas hoje o seu espaço digital já reúne também um pouco da vida e obra dos compositores Dorival Caymmi, Chico Buarque e Gilberto Gil.

O mais recente e maior acervo disponibilizado é o do cantor e compositor Milton Nascimento. Ele possui cerca de 45 mil itens, entre os materiais há fotos, documentos, áudios e vídeos. Além disso, ainda é possível ouvir as músicas dos álbuns.

Quem passeia pela página do instituto na internet ainda pode conhecer um pouco mais sobre o arquiteto Lucio Costa. Entre seus principais projetos está o Plano Piloto de Brasília, que, em 1987, foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

O instituto também tem um endereço físico. O Espaço Tom Jobim está instalado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde está disponível o acervo pessoal do maestro. A escolha do local foi uma homenagem ao também compositor, pianista e cantor carioca, que tinha interesse e preocupação com a ecologia.

Para visitar os acervos acesse a página do instituto na internet: www.jobim.org.

Fonte: Radioagência NP

Nenhum comentário: