domingo, 2 de junho de 2013

Lula pode assumir papel político na América Latina

 

Do Brasil 247 - 1 de Junho de 2013 às 21:18 

 

:
Depois da morte de Hugo Chávez e com o ocaso de Fidel Castro, o presidente do Equador, Rafael Correa, propõe que Lula assuma o cargo de secretário-geral da Unasul; posição garantiria ao ex-presidente brasileiro protagonismo na região e o consolidaria como principal voz da América Latina; na segunda, Lula parte para mais uma viagem por países da região


247 - O presidente do Equador, Rafael Correa, disse neste sábado que gostaria que o ex-presidente Lula se tornasse secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), indicando o que pode ser o caminho do petista no continente. Após a morte, de Hugo Chávez e com o ocaso de Fidel Castro, Lula, que já vem articulando com presidentes como Cristina Kirchner e Nicolás Maduro, assumiria definitivamente o protagonismo no continente.

"Logo ocorrerão as eleições para secretário-geral da Unasul e há vários grandes latino-americanos que podem ocupar este lugar, como Lula, o que seria maravilhoso", destacou Correa durante seu programa semanal, transmitido do norte de Quito, onde é construída a nova sede do órgão. Segundo o presidente equatoriano, o prédio, que estará pronto em maio de 2014, "terá o nome deste grande latino-americano que foi (o ex-presidente argentino) Néstor Kirchner" e será "o edifício mais moderno do Equador e, provavelmente, da América Latina".

Nesta segunda-feira, Lula vai à Colômbia falar sobre "integração da América Latina". Na sequência, ele passa por Peru e Equador, onde, assim como ocorre na Colômbia, o brasileiro tem encontros marcados com os presidentes (leia mais). A Unasul, para a qual Correa sugeriu o nome de Lula, é integrada por Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
.

Nenhum comentário: