quinta-feira, 20 de junho de 2013

Patrick Mariano: É hora da esquerda mobilizar forças, antes que seja tarde

Do Viomundo - publicado em 19 de junho de 2013 às 14:22

por Patrick Mariano, especial para o Viomundo

Um carro queima durante horas na frente da Prefeitura. Nem bombeiro, muito menos Polícia chegam. A imagem é simbólica. Saques na frente da Prefeitura: idem. A TV mostra ad nauseam a manifestação durante horas e horas e conclama “o povo” a lutar contra corrupção.O PSDB deixou o simbólico na frente da Prefeitura queimar e a Globo conclamou contra a corrupção.

Resultado disso tudo: a pauta é da direita. Antes até achava que a estava em disputa, agora penso que já era. As manifestações tem caráter e pauta da classe média: corrupção e gastos da Copa. E não foi culpa dos bravos jovens do Passe Livre.

É hora da esquerda mobilizar e somar forças, antes que seja tarde. A postura antidemocrática de impedir bandeiras de partidos e os atos de hostilidade a jornalistas e militantes (sem se ver bandeiras pela regulação dos meios de comunicação), podem indicar uma virada perigosa e incontrolável. 
 
A pauta contra tudo e contra todos, na história, sempre resultou em ações de repressão e ordem (se os partidos e instituições não servem, pode restar o Exército).

Temo que talvez já se tenha perdido a pauta para a direita. A GloboNews tem passado horas e horas de programação conclamando contra a corrupção. Bater nos gastos de estádios, Pec37 e corrupção é típica pauta pequeno burguesa, tão ao gosto da oposição. Não se vê cartazes pela regulação da mídia, contra o capitalismo ou por reforma agrária etc. Não, o que se vê é raiva dos políticos.
 
Patrick Mariano é mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília  (UnB) e integrante da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares – RENAP.

Leia também:
Secco e David: O adversário são os fascistas que o discurso de direita disfarçado despejou nas ruas
.

Nenhum comentário: