sábado, 15 de junho de 2013

Sicsú: “Se você quer ver um Brasil em crise, leia os grandes jornais”

Do Viomundo - publicado em 15 de junho de 2013 às 8:04


por Luiz Carlos Azenha

Um ping-pong com João Sicsú, autor dos Dez Anos que Abalaram o Brasil. O livro será lançado no mês de julho. O autor é professor de economia da UFRJ, não é filiado a partido político e é colunista da CartaCapital.

Viomundo: Abalaram como?

JS. A história brasileira foi sempre construída e escrita pelas elites. Nos dez anos de governos de Lula e Dilma o povo entrou em cena. Encontrou emprego, renda e ganhos sociais. Mostro nolivro com números quanto o Brasil de hoje está diferente e melhor do que aquele país sem esperança dos anos 1990.

Viomundo: Abalaram só para o bem? 

JS. Não. O livro não é “chapa branca”. Eu penso que os governos do PT acertaram muito, muito mesmo, mas erraram também. Mostro, por exemplo, que não contribuíram para desconcentrar os meios de comunicação. Apresento números: somente os canais da TV Globo receberam ano passado mais que meio bilhão de reais do governo federal em verbas de publicidade.

Viomundo: E o abalo de agora, pelo menos o que aparece nos jornais?

JS. As notícias reais são boas: a inflação está em queda, há sinais fortes de recuperação da produção industrial, o investimento voltou a crescer e até o câmbio se desvalorizou para ajudar a competitividade dos produtos brasileiros. Se você quer ver um Brasil em crise, leia os grandes jornais. Se você quer conhecer o Brasil real, vá aos números do IBGE e saia às ruas para conversar com o povo trabalhador.


Leia também:
Nassif: PGR que livrou Dantas do mensalão ganhou contrato
 

Nenhum comentário: